Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mulher presa no Irão por tentar assistir ao jogo de vólei masculino inicia greve de fome

Uma britânica-iraniana entrou em greve de fome numa prisão de Teerão para protestar contra a sua prisão por tentar assistir a um jogo de vólei masculino, informou o site da oposição Kalame, este domingo (5).

A prisão de Ghoncheh Ghavami irritou as mulheres iranianas que dizem que ainda estão à espera de reformas por mais liberdade prometidas pelo clérigo pragmático Hassan Rouhani, quando foi eleito presidente no ano passado.

Ghavami, 25, foi presa a 20 de Junho, fora do estádio Azadi, em Teerão, onde foi participar de uma manifestação que exigia que as mulheres sejam autorizadas a entrar para assistir ao Irão a jogar contra a Itália num jogo do campeonato internacional.

As mulheres iranianas na República Islâmica estão proibidas de assistir a determinados eventos desportivos masculinos, como futebol e vólei. Ghavami foi liberada logo depois, mas dias depois foi presa novamente, quando foi chamada de volta para recuperar artigos que foram confiscados quando ela foi detida pela primeira vez.

O grupo de direitos humanos Amnistia Internacional diz que ela está detida na prisão de Evin, que tem uma reputação de brutalidade, e passou um tempo na solitária. Kalame disse que ela está em greve de fome há cinco dias.

A Grã-Bretanha expressou consternação com a sua detenção, que ocorreu um pouco antes da prisão em Julho de Jason Rezaian, um repórter iraniano-americano para o Washington Post, e sua esposa, Yeganeh Salehi, que havia trabalhado como correspondente para o jornal National.

Eles estão presos sem acusação. O Irão não reconhece a dupla cidadania, e trata-os como iranianos. A Grã-Bretanha não tem nenhuma presença diplomática permanente no Irão desde que os estudantes radicais invadiram e saquearam a sua embaixada em Dezembro de 2011, mas disse que tem planos de reabrir a embaixada em breve. Os Estados Unidos não têm relações diplomáticas directas com o Irão.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!