Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mulher deve assumir controlo da economia africana

As mulheres africanas precisam assumir o controlo das economias do continente, segundo defendeu, última Quarta-feira, em Pretória, na África do Sul, a activista e mulher do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, Graça Machel.

Para Machel, o sistema financeiro mundial não tem futuro sem a participação activa das mulheres. Segundo a Rádio Moçambique, esta ção pública, Machel fez estes pronunciamentos enquanto discursava num encontro de empresárias, promovido pela Fundação para o Desenvolvimento Comunitário da qual é presidente.

“Uma das mudanças fundamentais que tem de ser concretizada no nosso continente é as mulheres assumirem o controlo e a liderança nos sectores da saúde e dos negócios e terem voz activa no que diz respeito às suas aspirações, lado a lado com os grandes empresários”, referiu.

De referir que as mulheres constituem um dos maiores grupos sociais no continente africano e grande parte delas estão envolvidas em actividades lucrativas informais, sobretudo devido a várias dificuldades que elas enfrentam no acesso a recursos para formalizar e alargar as suas actividades.

Durante o encontro com empresárias, foram agraciadas dez mulheres de países africanos que sofreram conflitos de longa duração.

As dez finalistas, oriundas de Moçambique, Libéria, Ruanda e da própria África do Sul, foram seleccionadas para receber treino e formação como empresárias pela fundação presidida por Graça Machel, que foi esposa do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Machel.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!