Uma jovem de 28 anos de idade identificada pelo nome de Nhacha Nharumwe, vive ao relento com quatro filhos menores de idade, há bastante tempo, no distrito de Báruè, na província de Manica, supostamente por sofrer de distúrbios mentais.
A cidadã vive concretamente no bairro 25 de Junho, na vila de Catandica. À nossa Reportagem, ela disse-nos que em virtude dos desequilíbrios mentais que lhe apoquentam o seu marido lhe para a República do Zimbabwe.
Nhacha Nharumwe vive em péssimas condições numa casa que desabou há bastante tempo, sem cobertores nem comida. Os filhos dela em idade escolar não frequentam nenhum estabelecimento de ensino por falta de meios.
A jovem acusa o secretário daquele bairro, Venâncio Jóini, de ter vendido uma parte do seu talhão para um cidadão da mesma vila. Entretanto, o visado nega as acusações que pesam sobre si.
Em relação às precárias condições de vida em que se encontra Nhacha Nharumwe, Venâncio Jóni disse que ainda não reportou a situação às autoridades uma vez que ele trata de assuntos políticos e não sociais. Por sua vez, o chefe de repartição da Mulher e Acção Social de Báruè, Júlio Luciano, disse que não tem conhecimento da situação.