O aumento das catástrofes naturais ligadas à mudança climática pode custar bilhões de dólares extras a cada ano à comunidade, anunciou o gigante alemão do resseguro Munich RE.
As estatísticas da companhia mostram que, em nível mundial, o número médio de catástrofes graves ligadas à meteorologia, entre elas furações, inundações e secas, foi multiplicado por três desde o início dos anos 1980″, informou a Munich RE em comunicado a menos de duas semanas da Cúpula de Copenhague sobre o Clima.
O custo dos desgastes aumenta em média 11% ao ano, e apesar de a mudança climática ser responsável por apenas uma pequena parte dos custos extras, estes chegam a bilhões de dólares por ano, segundo a empresa.
O custo das catástrofe naturais chegou a 1,6 trilhão de dólares entre 1980 e 2008, dos quais 465 bilhões foram destinados a pagamentos de prejuízos com bens assegurados. Para o período 2000-2008, os custos totais chegaram a 750 bilhões de dólares, dos quais 280 bilhões foram cobertos por seguradoras, segundo a Munich RE.