Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bolsas europeias fecham em queda livre, em meio a temor sobre Dubai

O Footsie-100, principal índice da Bolsa de Londres, cedeu 170,68 pontos na quinta-feira, ou seja 3,18%, a 5.194,13 pontos; seguido pelo índice Dax da Bolsa de Frankfurt, com queda de 3,25% a 5.614,17 pontos, e pela Bolsa de Paris – em baixa de 3,41%, em meio aos temores sobre as dificuldades financeiras, em Dubai.

O Emirado, atingido em cheio pela crise financeira, depois de anos de crescimento ininterrupto, informou sobre a intenção de pedir aos credores de seu conglomerado Dubai World seis meses de moratória para o pagamento de uma dívida. Os riscos de falência do Emirado de Dubai reavivam as inquietações sobre a saúde financeira de alguns países, em especial da Europa do Leste, esmagados pelo endividamento público e enfraquecidos pela recessão mundial.

“Os investidores tinham fortes preocupações com a dívida de Dubai há meses”, mas “o anúncio de quinta-feira foi o catalisador”, declarou Alice Lhabouz, gerente associada da firma Turgot Asset Management. Uma nota do banco Credit Suisse cifra em 13 bilhões de euros a exposição de bancos europeus à dívida de Dubai. Outro fator que pesou sobre as bolsas: o enfraquecimento do dólar, que chegou a um patamar histórico em relação ao yen. A moeda americana também ultrapassou um tecto, do ponto de vista técnico, chegando a ser negociado a 1,50 euro, antes de se recuperar levemente durante o dia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!