A fábrica Moztex (antiga Texlom), unidade fabril actualmente em mãos da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), exportou cerca de 120 mil peças de vestuário diverso ‘Made in Mozambique’, desde que iniciou a produção em Setembro de 2009. As exportações tiveram como destino a vizinha África do Sul que a par dos Estados Unidos da América (EUA) e o continente europeu constituem as regiões preferenciais para a colocação produção da Moztex.
“Estamos a ser uma unidade de produção por excelência. Produzimos artigos de vestuário diverso com padrões internacional exclusivamente voltada para a exportação, contribuindo para as receitas internas por esta via”, explicou Karim Dostmohamed, director da Moztex citado pelo diário electrónico ‘Mediafax’.
A Moztex, que opera actualmente com 614 trabalhadores, na sua maioria do sexo feminino, conta com sete linhas de produção de roupas pronto-a-vestir, fruto de um investimento avaliado em 2.5 milhões americanos. Este investimento, segundo o director, poderá triplicar nos próximos meses.
“A nossa perspectiva é atingir um total de 800 trabalhadores e mil máquinas a operar, o que elevará o nosso investimento para 7.5 milhões de dólares, porém tudo dependerá sobretudo do sucesso que alcançarmos no mercado”, esclareceu Nazim Ahmad, embaixador da Rede de Desenvolvimento Aga Khan.
O emprego intensivo da mão-de-obra é um dos principais objectivos que AKDN pretende realizar através da Moztex, medida que visa contribuir para a redução dos índices de desemprego no país.