Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MOZA BANCO e BEI concedem empréstimos a PME

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Moza Banco (grupo Espírito Santo) acabam de assinar um programa de concessão de empréstimos aos investimentos das pequenas e médias empresas em Moçambique, no valor de 10 milhões de euros.

O montante será repartido igualmente pela instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia e pelo Moza Banco, instituição bancária de Moçambique. Segundo um comunicado de imprensa, “o novo compromisso do BEI com o Moza Banco insere-se numa iniciativa mais alargada de apoio ao investimento do sector privado em Moçambique, no âmbito de um programa de 40 milhões de euros a acordar com diversos bancos que operam no país”.

O acordo foi assinado esta quarta-feira em Maputo pelo representante regional do Banco Europeu de Investimento para a África Austral, Carmelo Cocuzza, e por Prakash Ratilal, presidente do Moza Banco.

“A nova iniciativa que hoje (quarta-feira) formalizámos demonstra o nosso compromisso permanente para com Moçambique. A criação de emprego e o crescimento das empresas só poderá ter lugar quando as pequenas e médias empresas tiverem capacidade para investir”, refere o comunicado do BEI, citando o seu vice-presidente Pim van Ballekom.

“De acordo com dados de 2013, as pequenas e médias empresas já representam cerca 78% do universo total das empresas nacionais e são responsáveis por cerca de dois terços da mão-de-obra formal, e por isso, esta linha de financiamento vai certamente ter um papel fundamental para o desenvolvimento socioeconómico sustentável e inclusivo do empresariado nacional”, afirmou o presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, Prakash Ratilal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!