Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Motaze já tem energia da HCB

O Posto Administrativo de Motaze, distrito de Magude, Sul de Moçambique, está desde último Sábado a beneficiar de energia eléctrica produzida na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), graças a um financiamento do Fundo Nacional de Energia (FUNAE) orçado em cerca de um milhão de dólares norte-americanos.

A rede eléctrica de Motaze, inaugurada oficialmente pelo Ministro moçambicano de Energia, Salvador Namburete, beneficia, numa primeira fase a 600, residências, nove estabelecimentos comerciais, uma escola, um centro de saúde, edifício da sede do posto administrativo, entre outras infraestruturas.

Duas povoações com uma média de 90 residências situadas no percurso de 33 quilómetros de linha de média tensão, também já beneficiam deste projecto inserido no plano de electrificação rural em curso no país. Promover o rápido desenvolvimento de Motaze, cuja principal actividade da população é a agricultura e a criação de gado bovino e caprino, pesou para a electrificação desta região da província de Maputo.

O projecto de Motaze, segundo disseram a AIM alguns residentes, vai, de facto, ajudar a melhorar a qualidade e efectividade dos serviços prestados pelas escolas e centros de saúde, garantir o desenvolvimento do potencial agropecuário já existente naquele local e garantir acesso indirecto de energia aos segmentos mais pobres da população.

A electrificação de Motaze também consistiu na construção de uma rede de baixa tensão em cerca de 15 quilómetros, para além da montagem de três postos de transformação. Com este projecto, Motaze deverá beneficiar, a curto prazo, de uma antena de telefonia móvel.

Também testemunharam a inauguração da rede de Motaze a Governadora de Maputo, Telmina Pereira, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique, a Presidente do FUNAE, Miquelina Meneses, o administrador de Magude, Zeferino Cavel, entre outros convidados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!