Mais de 1500 pessoas participaram na primeira edição do Mossuril Film Festival realizado entre 7 e 10 de Agosto nos distritos de Mossuril e da Ilha de Moçambique, na província de Nampula.
Segundo um comunicado da organização, no último dia, as populações locais formaram uma multidão e lotaram os palcos – Mossuril e a Fortaleza da Ilha de Moçambique – onde se realizam as projeções para ver a exibição do filme ‘Mithori’, o mesmo que lágrima, uma produção em macua, uma língua local. Outra experiência impressionante, por revelar a apetência popular pelo cinema, ocorreu quando se fez a projecção do filme ‘Brisa da Mudança, ao ar livre sob uma lua cheia em Mossuril.
Outro sucesso fílmico, no âmbito deste evento, foi a obra de João Ribeiro, inspirado no livro com o título análogo de Mia Couto, ‘Último voo do flamingo’, que se expos na Ilha de Moçambique. No dia 10, realizou-se uma rica programação de filmes infantis, no contexto do Fórum do Cinema Documentário Kugoma que já é na cidade e nos subúrbios de Maputo.