Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nigéria regista terceira morte por ébola

Nigéria regista terceira morte por ébola

Um nigeriano que trabalhava na Comunidade Económica de Estados de África Ocidental (ECOWAS) morreu após ser contaminado pelo vírus do ébola, tornando-se na terceira vítima fatal da doença na Nigéria. Jatto Asihu Abdulqudir, de 36 anos, foi posto em quarentena após manter contato com Patrick Sawyer, a primeira vítima mortal do vírus em território nigeriano, informou a ECOWAS em comunicado divulgado nesta quarta-feira.

Sawyer, um funcionário norte-americano, viajou no final de Julho da Libéria para a Nigéria para participar de uma conferência da ECOWAS em que Asihu Abdulqudir também esteve presente. Uma das enfermeiras que trataram Sawyer em Lagos, a principal cidade nigeriana, também morreu em consequência da doença. A ECOWAS já desinfetou todas as suas instalações em Lagos buscando garantir a segurança de todos os seus membros, explicou o órgão no comunicado, que não informou a data da morte de Asihu Abdulqudir.

“Intensificamos a campanha de sensibilização sobre este vírus mortal entre nossa equipe e queremos utilizar esta oportunidade para invocar o espírito de solidariedade e ajuda mútua”, acrescentou.

O presidente da Nigéria, Jonathan Goodluck, declarou semana passada “estado de emergência” para lutar contra o vírus, que já infectou 13 pessoas no país, segundo os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O surto do ébola que castiga África Ocidental já matou 1.013 mortes desde que surgiu em Março na Guiné, de onde se espalhou para Serra Leoa, Libéria e Nigéria. O vírus do ébola, transmitido pelo contacto directo com sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, causa hemorragias graves e tem taxa de mortalidade de 90% .

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!