Morreu o tenor sul-africano Siphiwo Ntshebe, de 34 anos, que cantaria, a pedido do ex-presidente Nelson Mandela na cerimônia de abertura da Copa do Mundo, anunciou esta quarta-feira sua gravadora. O cantor foi vítima de meningite, a poucas semanas do Mundial.
“É trágico para qualquer um que trabalhou tão duro como ele (…) morrer, no momento em que seu talento iria ser reconhecido”, lamentou o diretor geral da Sony Music Entertainment, Keith Lister, entrevistado pela agência Sapa.
A pedido de Nelson Mandela, o jovem iria interpretar a música intitulada “Hope” (Esperança) na abertura da Copa do Mundo, no dia 11 de junho. Ele ensaiava na semana passada, quando contraiu a doença, chegando a ficar internado num hospital de Port Elizabeth, sua cidade natal. A canção “Hope” está na trilha oficial do disco do Mundial, que logo estará disponível o mundo inteiro.
Siphiwo Ntshebe tinha terminado a gravação de seu próprio disco que incluía uma mensagem lida de Mandela. O tenor, que cresceu em um distrito de Port Elizabeth, aprendeu a cantar em uma igreja. Aos 16 anos, ele ganhava uma bolsa de estudos para se unir ao coral da Universidade do Cabo, antes de ser premiado com a oportunidade de estudar na Royal College of Music de Londres.