Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Monapo garante segurança alimentar

As autoridades governamentais do distrito de Monapo, província de Nampula, afirmam que aquela região produziu o suficiente na campanha agrícola de 2011/2012, facto que permitiu a garantia de uma segurança alimentar no seio das comunidades de todos os postos administrativos.

Segundo revelou o administrador distrital, Salvador Talapa, ao longo do primeiro semestre deste ano foi possível, através da produção colhida, afirmar que o distrito está livre das bolsas de fome.

Em relação aos números, a fonte disse que nesta campanha agrícola o distrito conseguiu colher 390 mil toneladas de produtos diversos, contra 370 mil de igual período do ano passado. E os resultados satisfatórios registados na campanha em referência foi graças ao bom desempenho, principalmente, do sector das actividades económicas que ao longo deste periodo realizou diversas acções para a dinamização das cadeias de valores das culturas praticadas.

Disse, ainda, que merece destaque o contributo para o sucesso neste sector, a implementação do Fundo de Desenvolvimento Distrital, vulgo sete milhoes, que este ano financiou mais de 120 projectos que incrementaram os níveis de produção, além do aumento da rede de extensionistas, atraves da contrataçao de novos técnicos.

“As parcerias público privadas existentes ao nível do distrito, também, contribuíram para o incremento da produção com o alargamento da rede de extensionistas que realizam uma assistência aos produtores associados e singulares”, concluiu aquele dirigente afirmando que algumas organizações da sociedade civil disponibilizam fundos de apoio as comunidades para impulsionar a produção de comida.

Estes dados foram tornados públicos num encontro com a comissão parlamentar da agricultura, desenvolvimento rural, actividades económicas e serviços da Assembleia da República que trabalhou naquele distrito este domingo no ambito da fiscalização das actividades realizadas pelo governo distrital durante o primeiro semestre deste ano.

Na ocasião, o presidente da comissão, Francisco Mucanheia, considerou de positivo o desenvolvimento que a região está a registar, sobretudo, merce dos esforços empreendidos na luta contra a pobresa ao nivel das comunidades. E saudou a capacidade que os líderes do distrito tem redobrado na atracçao de investimentos que propiciam o crescimento da economia do país e consequente melhoria das condiçoes de vida da respectiva população.

No encontro referiu-se, igualmente, que Monapo registou um incremento relacionado com a colheita de mais receitas para os cofres do estado, tendo, no primeiro semestre do ano em curso atingido cerca de quatro milhoes de meticais. E isso resultou graças ao aumento das acções de fiscalização e cobranças realizadas nos mercados, feiras semanais.

De referir que, ainda, no âmbito da avaliação dos níveis de execução dos planos social e orçamental do governo referente ao primeiro semestre deste ano, a comissão parlamentar da agricultura, desenvolvimento rural, actividades económicas e serviços das Assembleia da República, vai visitar alguns empreendimentos instalados nos distritos de Monapo e Nacala-porto, incluindo a visita a Vila do Milénio do posto administrativo de Itoculo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!