Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Monapo eleva índice de cobertura de água

O governo do distrito de Monapo está envidar esforços no sentido de elavar a taxa de cobertura de água potável.

Fernando Saíde, administrador daquele distrito, disse que este ano serão construídos 50 furos, num projecto financiado pela ESSOR, uma organização não governamental francesa. O projecto de construção das fontes de água em Netia e Carapira inclui a reabilitação do pequeno sistema sistema no povoado de Nakololo e a abertura de furos mecânicos em número não especificados na vila sede do distrito.

De acordo com as autoridade locais, o processo de contratação dos empreiteiros foi já concluído e está já em curso a mobilização do respectivo equipamento… Uma fonte daquela organização francesa disse que o projecto contempla, igualmente, a construção de valas de drenagem, sensibilização das populações sobre as boas práticas de higiene, entre outras.

Fernando Saíde, falando ao nosso jornal, disse que, com a entrada em funcionamento das referidas fontes, o nível de abastecimento de água ao distrito irá elevar-se dos actuais 30.4 por cento para 42 por cento. O nosso entrevistado reconheceu, no entanto, que o distrito debate-se com sérios problemas de abastecimento daquele liquido, como consequência da escassez de fontes de água, para além dos problemas hidrológicos que o distrito enfrenta.

O nosso entrevistado referiu, ainda, que grande número de fontes de água construídos naquele ponto da província encontram-se num estado obsoleto, enquanto que outros registam problemas relacionados com constantes roubos das respectivas bombas.

O governante daquele distrito referiu, ainda, que o sistema de abastecimento de agua à vila sede do distrito funciona com enormes dificuldades, para além do deficiente tratamento de água através de cloro.

Num outro desenvolvimento, soubemos a nossa reportagem foi informada que, no âmbito do Millenium Chalenger Acount, a sede do distrito de Monapo está contemplada com a construção de mais um pequeno sistema de abastecimento de agua. Refira-se que o distrito de Monapo possui um total de 305 mil habitantes, cuja maioria consome água proveniente das fontes dos rios e poços residenciais. Wf

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!