Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Monapo capacita líderes comunitários

Os líderes comunitários, do distrito de Monapo, em Nampula, acabam de ser capacitados em matérias de exploração sustentável de recursos naturais, cujo objectivo principal é dotá-los de conhecimentos básicos sobre este aspecto, com vista a combater a exploração desordenada ou desenfreada dos recursos que se verifica neste momento um pouco por todo distrito.

As autoridades administrativas locais, dizem que com esta capacitação estão criadas as condições para que os líderes comunitários desempenhem cabalmente as suas tarefas de controlo e fiscalização da exploração desregrada de recursos, com destaque para a madeira nas suas áreas de jurisdição.

Salvador Talapa, administrador do distrito explica que Monapo é um dos distritos que possui grandes potencialidades de recursos naturais na província de Nampula, particularmente a madeira, daí que esteja a sofrer uma pressão para a sua exploração, por parte, sobretudo, de madeireiros não autorizados.

Para termos uma boa produção agrícola, precisamos do uso correcto da terra. Para aproveitarmos bem os recursos naturais de que dispomos, é preciso que se explorem de forma sustentável, e a formação destes líderes vai contribuir até certo ponto para o despertar da consciência sobre isso, disse Talapa.

Entretanto, alguns líderes que participaram na capacitação, manifestaram igualmente a sua satisfação, porquanto já têm conhecimentos sobre como trabalhar junto das suas comunidades para a exploração sustentável dos recursos naturais, mantendo igualmente a harmonia entre elas e o ambiente.

Augusto Chuma, régulo da zona de Mukuthama, considerou a capacitação de muito importante porquanto a partir de agora está em condições de lidar com suas comunidades no que concerne a conservação e preservação dos recursos naturais que inclui os programas de reflorestamento comunitário.

Esta capacitação foi muito útil para todos os líderes que participaram. De agora em diante já não teremos conflitos entre nós no controlo das nossas áreas. Disse.

Ainda no quadro dos esforços que estão sendo feitos com vista a eliminar a exploração insustentável de recursos naturais em Monapo, acaba de ser lançado um plano de uso e aproveitamento da terra que se espera venha a constituir um instrumento válido para a prevenção e resolução de conflitos que possam surgir pela posse da terra.

O director provincial para a Coordenação da Acção Ambiental em Nampula, Armindo Chaúque, entidade que implementa este plano, disse acreditar que o mesmo vai contribuir para que as grandes potencialidades de recursos naturais de que Monapo dispõe, sejam aproveitadas de forma sustentável.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!