A campanha 100% da selecção russa a jogar em casa sob o comando do treinador Fabio Capello chegou ao fim, este domingo (12), em Moscovo, depois de um empate surpreendente com a Moldávia em 1 x 1 em partida do Grupo G das Eliminatórias para o Campeonato Europeu de futebol de 2016.
Depois de seis vitórias em solo russo nos últimos dois anos, os jogadores comandados pelo técnico italiano pareciam rumar para mais um resultado positivo quando Artem Dzyuba, aos 28 minutos da segunda etapa, sofreu um penalti que ele mesmo converteu, fazendo valer a supremacia russa na partida.
Mas um minuto mais tarde, a selecção da Moldávia empatou com o capitão Alexandru Epureanu escorando de cabeça depois do canto cobrado por Dedov, fazendo com que a equipe visitante, que ocupa a modesta 82º colocação no ranking da Fifa, deixasse o campo saboreando um empate com sabor a vitória.
A intenção de Capello de escalar uma equipe mista contra um oponente mais fraco, fazendo seis mudanças em relação à equipe que empatou com a Suécia em 1 x 1 na quinta-feira, mostrou-se mal sucedida.
Comandada pelo treinador Alexander Kurteyan, a selecção da Moldávia, contando com cinco jogadores que actuam no futebol russo, entrou em campo com cinco defensores e não teve problemas para parar a dupla de atacantes russos, Aleksandr Kerzhakov e Dzyuba, apesar de a selecção da casa dominar a posse de bola.
Na primeira parte, a Rússia criou apenas uma oportunidade clara, desperdiçada aos 15 minutos pelo meio-campista Denis Cherysev, mas a Moldávia também chegou com Alexandru Gatcan pouco antes do fim do intervalo.
Na segunda etapa, Denis Glushakov e Alan Dzagoev perderam chances para a Rússia, antes de Dzyuba abrir o placar na Otkrytie Arena. O empate surpreendente da Moldávia deixa a equipe de Capello em segundo lugar no grupo, dois pontos atrás da Áustria, que venceu Montenegro por 1 x 0 em casa.