Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mocargo seleccionada para agenciar primeira carga de exportação da Vale

A Mocargo é a empresa seleccionada para agenciar o primeiro carregamento de carvão da Vale destinado a exportação. Segundo O Autarca, o contrato que a Mocargo celebrou com a Vale destina-se exclusivamente ao agenciamento da primeira carga, mas não exclui- e a possibilidade de o acordo poder vigorar para futuras exportações, tanto que soubemos a existência de um contrato aberto para os próximos cinco anos que não foi ainda adjudicado.

O mesmo sucede com a LBH Group Mozambique que foi contratada para agenciar o navio que fará o embarque do primeiro carvão de exportação da Vale, conforme publicamos na edição de ontem (24).

A Mocargo, entretanto, é uma empresa moçambicana com estatuto jurídico de sociedade anónima, criada em 1982. Tem a sua sede em Maputo e a representação da Beira existe a vários anos.

Segundo O Autarca, o agenciamento de carga no caso vertente do carvão da Vale consiste em providenciar toda tramitação relativa a sua exportação, que inclui a obtenção do despacho aduaneiro, certificado de origem, certificado de exportação, leitura do calado do navio para determinar a quantidade de carga embarcada, entre outras formalidades exigidas nesse tipo de operações.

A Mocargo já goza de experiência comprovada no mercado nacional de agenciamento do tipo de carga mineral que a Vale pretende iniciar as exportações.

A mesma empresa tem estado a fazer o agenciamento do carvão mineral de exportação da África do Sul e do Zimbabwe que embarca a partir do Porto de Maputo.

No Porto da Beira tem feito agenciamento de granito de exportação do Zimbabué e ainda no mesmo porto já esteve envolvida no agenciamento de aço de exportação do Zimbabué.

Paralelamente, além de outras cargas gerais, tem se dedicado nos últimos anos ao agenciamento de cargas de fertilizantes importados pelo Malawi, Zimbabué e Zâmbia e ainda a importação de combustíveis dos mesmos países do interland, com excepção da Zâmbia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!