Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Temporada 2013 arranca com um clássico

Moçambola: Temporada 2013 arranca com um clássico

Arranca neste sábado (30), a edição 2013 Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola. E para registar o momento, o público terá a oportunidade de deliciar-se com um clássico entre o Maxaquene e o Costa do Sol no Estádio Nacional de Zimpeto (ENZ) a partir das 15 horas.

É o início do campeonato, mas também o primeiro grande teste rumo à defesa do título por parte do Maxaquene, campeão nacional na última edição do Moçambola. Aliás, este jogo de estreia oficial do certame será também de festa para a equipa tricolor visto que receberá o seu quão esperado e suado troféu referente à época passada.

Para o presente ano, o clube tricolor, incumbido pela sua própria tradição e conhecido como um gigante do futebol moçambicano, definiu como objectivo a conquista do bi-cempeonato nacional, ainda que algumas questões internas ligadas ao clube se coloquem como obstáculos, a citar a falta de um campo próprio para a realização de jogos. No entanto, esta não será a razão para uma péssima campanha, visto que aquele colosso renovou as suas hostes e manteve a equipa técnica, ora liderada por Arnaldo Salvado.

Já o Costa do Sol, adversário dos tricolores nesta abertura de época, vai ao ENZ provar que para além de vontade, há trabalho para ganhar tudo que terá pela frente neste ano, segundo definiu como objectivo. Manteve a equipa técnica do ano passado, liderada pelo português Diamantino Miranda e foi ao mercado das contratações chamar jogadores de reconhecida capacidade no futebol moçambicano, como é o caso de Nelson, Dário Khan e Tony.

No que diz respeito ao histórico de partidas entre estas duas equipas, há dados muito curiosos: se por um lado o Maxaquene não perde há três anos com o Costa do Sol em jogos do Moçambola, por outro estas duas equipas defrontaram-se a 23 de Fevereiro passado em jogo da Taça de Honra, onde a vitória pendeu para os canarinhos por 2 a 0, com golos de Tony na primeira parte e Rúben na segunda.

Vilankulo FC estreia-se em casa

Ainda no sábado, o sensacional Vilankulo FC, equipa que na época passada do Moçambola não sofreu qualquer golo em casa, recebe em casa o Ferroviário de Nampula no Estádio Municipal da vila com o mesmo nome. Já no domingo (31), dia reservado para os restantes cinco jogos da jornada um, o destaque vai para o derby do Chiveve, com o estreante Estrela Vermelha da Beira a defrontar os vice-campeões nacionais em título, o Ferroviário da Beira, a partir das 15h30.

Importa referir que esta ronda inaugural tem uma particularidade solidária, onde todas as receitas provenientes da venda dos ingressos para os jogos serão destinadas às vítimas das cheias que fustigaram o país nos passados meses de Janeiro e Fevereiro.

Eis a agenda completa deste fim-de-semana do Moçambola:

Sábado (30), 15h30: Vilankulo FC X Ferroviário de Nampula (Estádio Muncipal de Vilankulo)

Sábado (30), 15h30: Costa do Sol X Maxaquene (Estádio Nacional do Zimpeto)

Domingo (31), 15h30: Matchedje X HCB de Songo (Campo da Machava)

Domingo (31), 15h: Desportivo de Nacala X Clube de Chibuto (Estádio 25 de Junho)

Domingo (31), 15h30: Liga Muçulmana X Têxtil de Púnguè (Campo da Matola)

Domingo (31), 15h30: Estrela Vermelha X Ferroviário da Beira (Caldeirão do Chiveve)

Domingo (31), 15h30: Chingale de Tete X Ferroviário de Maputo (Desportivo de Tete)

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!