Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: recomeça hoje com líder a defrontar o sensacional Clube de Chibuto

Moçambola: Temporada 2013 arranca com um clássico

Será que a paragem de cerca de um mês, para os compromissos internacionais da selecção nacional, afectou algumas das 14 equipas que disputam o Campeonato nacional de futebol, Moçambola? Veremos, a partir desta sábado(30), quando o líder , o Ferroviário de Maputo, receber na Machava o segundo colocado, o Clube de Chibuto, considerada a equipa sensação até ao momento. Emocionante promete ser a deslocação do Maxaquene, que está à espreita na terceira posição, ao Chiveve onde o Téxtil parece que deu um pontapé na crise, venceu o bi-campeão nacional no passado fim de semana. Disputa de posição na tabela também estará em campo, no domingo (1) quando os canarinhos de Maputo e os Marlins de Vilanculos entrarem em campo.

Nada melhor que um confronto, diga-se de gigantes, para reabrir o Moçambola que entra a partir deste sábado na sua décima primeira semana de competição. Discutível como não, o facto é que o líder Ferroviário de Maputo e o segundo classificado Clube de Chibuto vão defrontar-se sendo os três pontos que os separam suficientemente bastantes para decretar que a liderança do Moçambola é que estará em jogo.

Entre as duas equipas, não achamos nenhum histórico de partidas até porque o percurso do Clube de Chibuto no Moçambola, só tem dez jornadas. Contudo, pelo que temos vindo a registar das duas equipas nesta temporada, podemos antever um embate como se diz na gíria popular “impróprio para cardíacos”.

Por um lado é o líder que apesar de apresentar um futebol táctico, firme e super ofensivo, com construções a partir do meio campo que exploram ao máximo as laterais, tem brindado aos seus adeptos de oscilações na forma como aborda os jogos que por vezes retiram-lhe o pleno favoritismo.

Por outro, é um Chibuto que apresenta neste Moçambola uma defesa consistente e com uma abordagem de jogo suportada pelas rápidas saídas ao ataque. E não só: o Clube de Chibuto é uma equipa que em situações de bola parada, arrisca tudo encostando os jogadores até ao centro do adversário.

Se calhar estas são as características que fazem deste Chibuto uma equipa surpreendente. Todavia não deixa de ser uma equipa do nível baixo comparativamente ao seu adversário.

Mas longe dessas avaliações, a nós só nos resta sentenciar: Neste sábado no estádio da Machava a partir das 15 horas, haverá um grandioso jogo. Oxalá que daqui a mais alguns anos possamos qualificar este jogo de outras maneiras como por exemplo um “Clássico”.

Na aflição há também confronto

Se o pensamento é de que os grandes confrontos envolvem apenas equipas que lutam pelos lugares cimeiros e/ou os históricos, então poderemos – só por – hoje ser contrários e lançar igualmente o jogo entre dois aflitos que ocupam os dois últimos lugares da tabela nomeadamente o Chingale de Tete e o Ferroviário de Pemba.

Estas duas equipas que entrarão em cena a partir das 15 horas deste domingo no campo do Desportivo de Tete, estão cientes de que não podem mais perder pontos se quiserem continuar nesta competição na próxima edição até porque seis pontos são os que separam as duas equipas sendo o Chingale a que leva vantagem.

Contudo, as duas equipas podem encontrar facilidades neste jogo e olharem uma para a outra como o caminho fácil para conquistar os três preciosos pontos. Olhado de outra maneira, há inclusive quem lança farpas às duas equipas: “Quem será o caranguejo que vai afundar o companheiro?”

As respostas para todas estas questões quer da luta pela liderança, quer das contas da manutenção só poderão ser encontradas aqui neste fim-de-semana e o @Verdade uma vez mais estará para trazer essas incidências.

Quadro completo de jogos:

Sábado, 15h. Estádio da Machava: Ferroviário de Maputo X Clube de Chibuto

Domingo, 15h. Campo do Ferroviário da Beira: Têxtil de Púnguè X Maxaquene

Domingo, 15h. Campo do Costa de Sol: Costa de Sol X Vilankulo FC

Domingo, 15h. Campo do Desportivo de Tete: Chingale de Tete X Ferroviário de Pemba

Domingo, 15h. Campo do Incomáti de Xinavane: Incomáti X Desportivo de Maputo

Domingo, 15h. Estádio 25 de Junho: Ferroviário de Nampula X HCB de Songo

Domingo, 15h. Campo da Liga Muçulmana: Liga Muçulmana X Ferroviário da Beira

 

A classificação à entrada desta jornada é a seguinte:

 


EQUIPA J V E D GM GS DG P
Ferroviário de Maputo 10 7 0 3 13 9 4 21
Clube de Chibuto 10 5 3 2 10 4 6 18
Maxaquene 10 4 5 1 9 6 3 16
Vilankulo FC 10 4 4 2 7 5 2 16
Costa de Sol 10 4 3 3 14 11 3 15
Ferroviário de Nampula 10 4 3 3 6 6 0 15
HCB de Songo 10 4 3 3 4 4 0 15
Liga Muçulmana 10 3 5 2 8 6 2 14
Ferroviário da Beira 10 2 7 1 8 5 3 13
10º Incomáti 10 2 5 3 8 9 -1 11
11º Desportivo de Maputo 10 3 2 5 5 8 -3 11
12º Têxtil de Púnguè 10 3 1 6 6 12 -6 10
13º Chingale de Tete 10 1 5 4 9 11 -2 8
14º Ferroviário de Pemba 10 0 2 8 5 17 -12 2
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!