Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2014: Liga Muçulmana na liderança e o Ferroviário de Nampula cai para a terceira posição!

Duas surpresas marcaram o encerramento da sétima jornada do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, edição 2014. A começar, o Ferroviário de Nampula perdeu a liderança que conservava há seis jornadas e caiu para o terceiro lugar. A terminar, a Liga Muçulmana passou a comandar o “barco”, porém colado pelo Maxaquene.

Foi em Songo, diante da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), que os muçulmanos da capital do país regressaram ao lugar que assumiram terminada a edição passada do Moçambola, bem como na primeira jornada da presente época. Contudo, para o efeito, eles beneficiaram do empate sem abertura de contagem do Ferroviário de Nampula diante Desportivo de Nacala.

A jogar em casa e diante do seu público, nos primeiros instantes do confronto a equipa de Wetson Nyerenda parecia estar cumprir com o que havia prometido no lançamento desta jornada, jogando incessantemente ao ataque e encurralando a Liga Muçulmana na sua zona defensiva. Disputados apenas cinco minutos, Babo marcou o primeiro golo favorável ao HCB.

Os muçulmanos não se deixaram abalar, e depois do tento sofrido conseguiram recuperar o seu fio de jogo ofensivo que lhes é característico, tendo chegado ao empate meia-hora mais tarde. No lance do golo, Liberty cruzou a bola para o centro da grande área, ao encontro de Momed Hadji que cabeceou vitorioso para o fundo das malhas.

Na etapa conclusiva, os forasteiros apertaram ainda mais o cerco sobre o HCB que ficou reduzido ao tamanho da sua grande área. De tentativa em tentativa, os campeões nacionais em título chegaram ao golo de vantagem no minuto 65 por intermédio de Liberty.

Já perto do apito final, e como corolário do poderio ofensivo da Liga Muçulmana sobre o HCB, que só demonstrou vivacidade nos primeiros 20 minutos, Liberty bisou e sentenciou as contas da partida em 3 a 1.

Ferroviário de Nampula empata e perde a liderança

O sensacional líder do Moçambola à entrada da sétima jornada, o Ferroviário de Nampula, voltou a debandar e, por se tratar da segunda vez consecutiva depois da derrota por 0 a 1 diante do Costa do Sol, a queda tinha de ser mesmo estrondosa.

Na esteira da tradição existente entre os dois rivais da província de Nampula, a locomotiva voltou a perder pontos no confronto diante do Desportivo de Nacala, empatando sem abertura de contagem.

Com o campo extremamente lotado, ou seja, a rebentar pelas costuras com os pouco mais de cinco mil espectadores que não quiseram perder o derby “nampulense”, as duas equipas em confronto protagonizaram um péssimo espectáculo de futebol, que para todos efeitos não honrou com aquele acontecimento único na história do “25 de Junho”.

Ao longo dos 90 minutos, assistiu-se a uma partida monótona, em que por um lado o Desportivo investiu demasiadamente na defensiva, jogando com uma muralha consistente de duas linhas e, por outro, um Ferroviário que privilegiou a circulação de bola, todavia incapaz de criar oportunidades de perigo pois, sempre que chegasse ao terço do campo contrário, via-se obrigado a rematar de fora da grande área.

Este empate “nampulense” beneficiou a Liga Muçulmana que, tal como dissemos acima, passou a assumir o comando da prova com 17 pontos, seguido pelo Maxaquene com o mesmo número, tendo o Ferroviário de Nampula caído para a terceira posição com 16. O Desportivo de Nacala continua a liderar a zona da despromoção com apenas cinco pontos, disputadas sete jornadas.

Ainda nesta ronda, o Desportivo de Maputo derrotou o Ferroviário de Quelimane por 4 a 2, depois de estar duas vezes em desvantagem no marcador. Aos 26 minutos, Cosme apontou o primeiro golo da partida, mas a equipa alvinegra empatou, mercê de um auto-golo de Dércio, nove minutos depois.

À passagem do 56º minuto, ou seja, aos 11 da segunda parte, Cosme bisou e colocou a locomotiva novamente em vantagem mas Lala, aos 19, restabeleceu a igualdade. Feito isso, o Ferroviário de Quelimane não se aguentou mais e permitiu que o Desportivo de Maputo marcasse mais dois golos, por intermédio de Jair (81’) e Gerardo (84’).

Quadro completo de resultados:

Ferroviário de Pemba 1 – 1 Clube de Chibuto

Têxtil de Púnguè 0 – 1 Ferroviário de Maputo

Estrela Vermelha da Beira 1 – 0 Costa do Sol

Ferroviário de Nampula 0 – 0 Desportivo de Nacala

Desportivo de Maputo 4 – 2 Ferroviário de Quelimane

Maxaquene 1 – 0 Ferroviário da Beira

HCB de Songo 1 – 3 Liga Muçulmana

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!