Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Ferroviário vence clássico e mantém liderança

Moçambola: Fim da primeira volta ao mais alto nível

Um golo solitário de Butana garantiu a vitória do Ferroviário de Maputo no clássico contra o Desportivo de Maputo e a manutenção da liderança isolada do Campeonato nacional de futebol, o Moçambola. O Clube do Chibuto veio a capital do país arrancar um empate sem golos em casa do bi-campeão nacional e manteve a segunda posição da prova.

No clássico, entre o Ferroviário de Maputo e o Desportivo, enquanto o líder que via neste jogo a oportunidade de ganhar conforto na liderança e por outro, os alvi negros para além de não vencer no Moçambola há quatro jornadas, precisavam de defender a tradição de não perder para a locomotiva em jogos do campeonato há sensivelmente 18 anos.

A equipa da casa entrou com sede de golo e ao seu estilo habitual, sendo rápida nas transições de bola e tecnicista, foi dona das primeiras oportunidades de golo. Primeiro por Imo de livre directo aos 11 minutos e, de seguida, Gutana que fez o esférico raspar o travessão da baliza à guarda de Jaimito. Sem abalar-se e à altura do clássico, o Desportivo respondeu beneficiando-se e explorando os espaços que a equipa contrária criava para jogar ao ataque.

O seu primeiro lance de perigo surgiu ao minuto 16 com Jojó a gozar da magia para tentar um chapéu a Kampango cuja trave salvou as redes do pior. Na sequência do lance, Dário Monteiro já com a baliza descoberta foi lento ao pensar na decisão permitindo ao central locomotiva fazer o corte.

Com o embate fervoroso, bom para quem assistia, as duas equipas antes de recolherem ao descanso, tiveram tempo de criar duas oportunidades de perigo, uma para cada parte. Tchitcho de livre directo para a defesa de Jaimito e Dário Monteiro também de livre directo, que viu o poste a negar-lhe o golo.

A segunda parte chegou com a velocidade com que vinha o jogo na primeira parte apaziguada. As duas equipas passaram a respeitar-se com a timidez a reinar no estádio da Machava. O Desportivo foi a equipa mais encontrada no campo diferente do Ferroviário que veio do balneário disperso.

A primeira jogada verdadeiramente de perigo surgiu do lado da equipa locomotiva à passagem do minuto 69 por intermédio de Tó que atirou uma bomba para defesa de Jaimito. Ao minuto 74, Butana, central do Ferroviário de Maputo, subiu à área adversária para mostrar aos seus companheiros do sector avançado como se fazia para chegar ao golo e usou mesmo a cabeça para esse fim.

A partir daí, do momento do golo, viu-se mais um Ferroviário a dar palestra de futebol na sua catedral. Vling foi o autor da melhor oportunidade de golo que se não fosse Jaimito na baliza, o pior podia ter acontecido à equipa Alvinegra. Com o resultado o Ferroviário de Maputo alarga a vantagem na liderança do Moçambola, agora com mais quatro pontos do que o seu seguidor, o Clube de Chibuto.

Maxaquene quebra invencibilidade do Chingale em Tete

No outro jogo da tarde deste domingo, o Maxaquene foi ao difícil terreno do Desportivo de Tete quebrar a tradição do Chingale ao vencer por 2 a 1 numa reviravolta em que a técnica e qualidade tricolor falaram mais alto. O Maxaquene foi a equipa mais bem apresentada na primeira parte contudo não suficientemente para evitar o golo dos caseiros por intermédio de Fred I na sequência de um pontapé de canto, minutos antes do intervalo.

Na segunda, o Maxaquene tomou as rédeas de jogo e foi dono das melhores oportunidades de golo. O Chingale jogou na defensiva todavia não acautelou-se para não sofrer. Tony foi o autor do golo de empate e Hélder Pelembe fez a reviravolta no placar, roubando três pontos no sempre complicado campo do Desportivo em Tete.

Destaque também para a vitória dos locomotivas de Nampula que receberam e derrotaram o seu homónimo de Pemba, com golos de Jamal e Jerry.

Confira os resultados completos da jornada 9:

Costa do Sol 4-0 Têxtil de Púnguè

Liga Muçulmana 0-0 Clube de Chibuto

Chingale de Tete 1-2 Maxaquene

Grupo D. Incomáti 1-1 Vilankulo FC

Ferroviário de Nampula 2-0 Ferroviário de Pemba

Ferroviário da Beira 1-1 HCB de Songo

Ferroviário de Maputo 1-0 Desportivo

Após esta jornada a classificação está assim ordenada:


EQUIPA J V E D GM GS DG P
Ferroviário de Maputo 9 7 0 2 13 8 5 21
Clube de Chibuto 9 5 2 2 10 4 6 17
Maxaquene 9 4 4 1 8 5 3 15
Liga Muçulmana 9 3 5 1 8 5 3 14
Costa de Sol 9 4 2 3 13 10 3 14
Vilankulo FC 9 3 4 2 6 5 1 13
Ferroviário da Beira 9 2 6 1 8 5 3 12
HCB de Songo 9 3 3 3 4 4 0 12
Ferroviário de Nampula 9 3 3 3 5 6 -1 12
10º Desportivo de Maputo 9 3 2 4 5 7 -2 11
11º Chingale de Tete 9 1 5 3 9 10 -1 8
12º Incomáti 9 1 5 3 6 9 -3 8
13º Têxtil de Púnguè 9 2 1 6 5 12 -7 7
14º Ferroviário de Pemba 9 0 2 7 5 15 -10 2
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!