O Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol defrontam-se, neste domingo (23), em jogo pontuável para a 13ª jornada do Moçambola. O clássico terá lugar no estádio da Machava e surge numa altura em que as duas equipas precisam de pontos para distanciarem-se da zona da despromoção ou seja, estarão em campo dois aflitos.
Este é o embate mais interessante desta jornada pois, para além de ser um clássico, coloca no relvado sintético do estádio da Machava duas equipas que correm o risco de descer de divisão. Se por um lado o Ferroviário de Maputo ocupa a penúltima posição da tabela classificativa com doze pontos, por outro, os canarinhos estão na décima primeira com 13, igualados ao Estrela Vermelha, a equipa que “comanda” a zona da despromoção.
No que diz respeito ao histórico de partidas entre estes dois conjuntos desde 2008, em dez confrontos o Costa do Sol soma quatros vitórias, três empates e igual número de derrotas. Mas em jogos caseiros da locomotiva ou seja, no mítico estádio da Machava, o Ferroviário tem um saldo positivo de duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Este jogo será ajuizado pelo quarteto de arbitragem liderado por Mateus Infante.
Ameaças políticas adiam jogo
Neste sábado (22), o líder da prova, Ferroviário da Beira, devia receber no seu campo o Vilankulo FC. No entanto, este jogo foi adiado para o próximo dia 29, pelo facto de a segunda equipa não poder deslocar-se até à cidade da Beira, em virtude de um partido político ter ameaçado bloquear, na zona de Múxunguè, a circulação rodoviária bem como atacar belicamente quem o contrariasse.
De referir que a equipa representante de Inhambane no Moçambola continua a efectuar viagens terrestres para a realização de jogos ao longo do país, excepto para Nampula, visto que tem de percorrer cerca de 800 quilómetros até à cidade de Maputo para embarcar num voo com destino para àquela cidade nortenha.
Eis a agenda do Moçambola para este fim-de-semana:
ADIADO15h: Ferroviário da Beira X Vilankulo FC (Caldeirão do Chiveve)
Domingo (23), 15h: Liga Muçulmana X HCB de Songo (Campo da Liga)
Domingo (23), 15h: Maxaquene X Ferroviário de Nampula (Estádio Nacional do Zimpeto)
Domingo (23), 15h: Ferroviário de Maputo X Costa do Sol (Estádio Nacional do Zimpeto)