Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: com quatro sérios candidatos ao título, e luta renhida pela permanência, agora joga-se no mesmo dia e à mesma hora

Com quatro equipas com reais possibilidades de chegar ao título nacional de futebol, e outras cinco com hipóteses matemáticas, as três jornadas do Moçambola que faltam vão ser disputadas no mesmo dia e à mesma hora. Na jornada 24, que se disputa neste domingo, o líder viaja a Gaza enquanto o segundo classificado joga um clássico em Maputo, continuará o Ferroviário de Caló isolado em direcção ao canecão?

Na primeira volta, os guerreiros do Chibuto apadrinharam a estreia de Carlos Manuel (Caló) no comando dos locomotivas da capital do país roubando dois pontos em pleno estádio da Machava, nessa partida também estreou-se Lucas Barrarijo no comando técnico dos representantes da província de Gaza e tinha a difícil missão de manter a equipa no Moçambola.

Entretanto o Chibuto FC, que foi penúltimo classificado, só conseguiu subir três lugares e tem apenas mais um ponto do que o antepenúltimo que lidera a zona de despromoção portanto precisa desesperadamente de vencer, ainda por cima com o apoio do seu público, o Ferroviário de Maputo que no passado fim-de-semana subiu à liderança do Campeonato pela primeira vez nesta época. Só a vitória interessa aos pupilos de Caló para continuarem a depender de si e chegar ao título.

O Costa do Sol que na jornada passada perdeu a liderança, devido a um empate em casa, joga para vencer o clássico contra o Desportivo de Maputo e continuar a sonhar com o título nacional. Porém, a equipa de Dário Monteiro, apesar dos salários em atraso e até mesmo corte de água nas suas instalações, continua a lutar pela manutenção o que torna este confronto de vida ou de morte para as duas equipas.

Outro candidato ao título, a Liga Desportiva de Maputo, recebe no seu relvado o Ferroviário de Sérgio Faife, que na primeira volta derrotou os bicampeões em Nacala. Na altura as duas equipas repartiam a segunda posição mas agora a equipa de Litos, que é terceira classificada, precisa de vencer para se manter na corrida ao topo enquanto os locomotivas ocupam a confortável sexta posição e virão a Matola com o desejo de não perder pontos.

O quarto candidato a campeão, o Ferroviário da Beira, viaja à cidade portuária de Nacala numa sequência de bons resultados para enfrentar o Desportivo local precisa a todo custo de pontos para não descer de divisão.

Sob o comando de Wedson Nyerenda os locomotivas têm estado imparáveis nesta segunda volta, só perderam duas vezes, uma em Nampula e outra no Songo, e sabem que apenas três pontos os separaram da liderança.

A não perder também a deslocação do 1º de Maio de Quelimane a Tete que demitiu o seu treinador Henriques Balate (Zulu) que depois de uma primeira volta surpreendente afunda-se na penúltima posição da tabela. Veremos se José Lobo consegue vencer as três partidas que faltam e garantir a permanência de pelo menos uma das duas equipas que representam a província da Zambézia.

Eis as “finais” da 24ª jornada, marcadas para domingo a partir das 15 horas:

No campo da HCB – HCB do Songo vs 1º de Maio de Quelimane

No estádio nacional do Zimpeto – Desportivo de Maputo vs Costa do Sol

No campo da Bela Vista – Desportivo de Nacala vs Ferroviário da Beira

No campo do Chibuto – Chibuto FC vs Ferroviário de Maputo

No campo da Liga Desportiva – Liga Desportiva de Maputo vs Ferroviário de Nacala

No estádio 25 de Junho – Ferroviário de Nampula vs Maxaquene

No campo do Ferroviário da Quelimane – Ferroviário da Quelimane vs ENH FC

 

A classificação está assim ordenada:

CLUBES J V E D BM BS P
Ferroviário de Maputo 23 11 7 5 33 18 40
Costa do Sol 23 11 6 6 23 14 39
Liga Desportiva de Maputo 23 10 7 6 23 11 37
Ferroviário da Beira 23 11 4 8 22 17 37
ENH FC 23 9 6 8 21 22 33
Ferroviário de Nacala 23 9 6 8 16 12 33
HCB do Songo 23 8 8 7 18 16 32
Ferroviário de Nampula 23 8 8 7 15 16 32
Maxaquene 23 9 5 9 19 19 32
10º Chibuto FC 23 6 9 8 21 19 27
11º Grupo Desportivo Maputo 23 7 6 10 14 22 27
12º Desportivo de Nacala 23 6 8 9 14 23 26
13º 1º de Maio de Quelimane 23 5 10 8 15 23 25
14º Ferroviário de Quelimane 23 2 8 13 7 29 14
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!