Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola: Chibuto desafia Bi-campeão; Líder recebe alvi negros

Ascendeu ao Moçambola na presente temporada na qualidade de estreante. Precisou apenas de oito semanas para mudar a denominação de sensação do Moçambola. Porém não lhe bastou, externamente por ela internamente achar que só joga para a manutenção, ganhou uma nova alcunha nos meandros desportivos: candidato ao título.

Em oito jogos, empatou na estreia, perdeu com dois colossos (Costa de Sol e Maxaquene) e golpeou outro, o Desportivo. Tem no total cinco vitórias assumindo isolada a segunda posição da mais importante prova futebolística do país. É da equipa do Chibuto que falamos.

É do clube que nesta semana tem pela frente um grande desafio senão o primeiro para a sua manifesta potência. Joga contra a bicampeã nacional a Liga Muçulmana, uma das equipas da actualidade que melhor pratica o futebol no país e potencialmente conhecida pelas transições rápidas, pelo domínio e pela circulação de bola em todos os seus sectores do campo bem como por mantiver um plantel milionário composto maioritariamente por atletas de renome do desporto rei em Moçambique.

Estas características que, quiçá, fizeram a Liga vencer o campeonato por dois anos consecutivos, são as que diferem-na por completo do Chibuto que hoje bate tudo e a todos. Enquanto a Liga é uma equipa que raramente é visitada na baliza por ter um meio campo espectacular e conservador, o Chibuto é mais consistente que protege ao pormenor o seu sector mais recuado sendo de difícil penetração.

O seu meio campo nada serve senão de ponte entre os centrais e os homens-golo. É praticante de um futebol directo, objectivo e rápido.

Não tem nomes sonantes no plantel, todavia possui um colectivo unido e forte que só a uma equipa bem treinada pode confundir-se. Ou seja, se é Chibuto a equipa forte do campeonato que do nada entrou e impôs-se demonstrando com resultados que o futebol moçambicano é nivelado por baixo ou é o gás de ser estreante, tudo será definido neste sábado.

A segunda posição também estará em disputa neste jogo marcado para às 15 horas deste sábado no campo da Liga Muçulmana na Matola. Para já, é um dos jogos a acompanhar com atenção neste fim de semana.

Líder joga clássico com Desportivo

Com saldo de seis vitórias e duas derrotas – curiosamente obtidas em clássicos diante do Costa de Sol e do Maxaquene, a locomotiva de Maputo vai colocar em teste nesta jornada a liderança da prova com mais um clássico marcado para domingo a partir das 15 horas na sua catedral da Machava. Joga contra a jovem equipa do Desportivo de Maputo que não soma três pontos a sensivelmente um mês ocupando neste momento a nona posição com 11 pontos.

Ano passado neste mesmo estádio da Machava, as duas equipas bateram-se em jogo a contar para a 11ª jornada tendo saído o Desportivo vencedor através de uma reviravolta que naquela tarde tomou proporções épicas por 2 a 1.

Confira o quadro completo de jogos da 9a jornada:

Sábado, 15h. Campo do Costa de Sol: Costa do Sol vs Têxtil de Púnguè

Sábado, 15h. Campo da Liga: Liga Muçulmana vs Clube de Chibuto

Domingo, 15h. Campo do Desportivo de Tete: Chingale de Tete vs Maxaquene

Domingo, 15h. Campo do G. D. Incomáti: Grupo D. Incomáti vs Vilankulo FC

Domingo, 15h. Campo 25 de Junho: Ferroviário de Nampula vs Ferroviário de Pemba

Domingo, 15h. Campo do Ferroviário da Beira: Ferroviário da Beira vs HCB de Songo

Domingo, 15h. Estádio da Machava: Ferroviário de Maputo vs Desportivo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!