O campeão nacional de futebol, a Liga Muçulmana de Maputo, recebeu no seu relvado o Matchedje e derrotou os militares por quatro bolas a duas, num dos jogos que abriu a segunda jornada do Moçambola 2011.
A jogar em casa, e depois da moralizadora vitória no jogo da abertura do campeonato nacional de futebol no passado sábado, a equipa de Artur Semedo abriu o placar estavam jogados apenas quatro minutos na primeira parte, num remate de fora da àrea de Fanuel.
A dominar completamente o jogo a Liga chegou ao segundo golo num remate forte e colocado de Dário Monteiro, a bola acertou forte na trave e desceu para o fundo das redes do guarda-redes militar. Até ao intervalo o campeão nacional criou várias oportunidades de golo que os seus avançados não conseguiram dar a melhor finalização.
No regresso dos balneários o Liga manteve o seu domínio e chegou ao terceiro golo no minuto 61 por Muandro, que no segundo poste apenas teve que empurrar o esférico para o fundo da baliza respondendo a um cruzamento da direita do ataque da sua equipa.
No minuto 68, na sequência de um pontapé de canto na direita, toda a defesa militar falhou e Nélson que acabara de entrar para o jogo teve todo o tempo e espaço para empurrar o esférico para o quarto golo da Liga Muçulmana.
Sentindo o jogo ganho os jogadores da Liga relaxaram e o Matchedje aproveitou para reduzir a desvantagem. Calton de cabeça, no minuto 81, marcou o primeiro golo para o militares e, quatro minutos depois Jacinto num cruzamento remate fez o segundo, com muita ajuda do guarda-redes do campeão nacional. O Matchedje poderia ainda ter reduzido mais a desvantagem, mesmo em cima do minuto 90 Jair recebe a bola sozinho na àrea mas permite a intervenção do guarda-redes Simplex.
Ferroviário de Maputo vence primeiro jogo
No outro jogo da tarde deste sábado o Ferroviário de Maputo recebeu o Atlético Muçulmano e redimiu-se, da derrota sofrida no domingo passado na Beira, com uma goleada por 3 a 1.
Ainda os poucos espectadores entravam no estádio da Machava e Luís abria o placar, estavam decorridos apenas 45 segundos do jogo.
O Ferroviário controlava o jogo e criava inúmeras oportunidades de golo, fruto da pressão a defesa do Atlético falhou e entregou numa bandeja a bola a Luis, que apenas com o guarda-redes pela frente, não falhou e fez o segundo golo para a sua equipa.
O Atlético enfim entrou para o jogo a passagem da meia hora e chegou a golo no minuto 32, Marrufo remata forte a meio do meio campo e na recarga Julinho atira para o fundo das redes locomotivas.
Mas a equipa de Chiquinho Conde é muito mais forte e voltou ao ataque. Minuto 41 Buramo ganha sobre a defesa do Atlético e sozinho remata à figura do guarda-redes, a bola sobra para Vling perto da quina da àrea remata na passada forte e amplia vantagem dos locomotiva de Maputo.
A história da segunda parte resume-se num festival de oportunidades perdidas pelo Ferroviário de Maputo.