O Ferroviário da Beira alcançou a segunda vitória na presente edição do Campeonato Nacional de Futebol. A contar para a terceira jornada do “Moçambola”, os locomotivas derrotaram o Maxaquene pela margem mínima. O golo da equipa de Lucas Barrarijo foi marcado por Dayo, aos 77 minutos.
A terceira, diga-se, foi de vez para o Maxaquene que somou triunfos nos primeiros dois jogos da fina-flor do futebol moçambicano. Na terceira jornada os tricolores receberam no Estádio da Machava, casa emprestada, o Ferroviário da Beira.
Foi um jogo equilibrado em que as duas formações entraram dispostas a lutar pelos pontos. A primeira jogada digna de registo surgiu à passagem do primeiro quarto de hora e pertenceu à equipa forasteira. Paíto, depois de ganhar a bola perto da grande área, rematou forte para uma defesa segura de Simplex.
O jogo estava repartido e assistia-se a um interessante duelo na zona intermediária. Aos 38 minutos, na sequência de um canto curto, Gildo rematou em arco, mas a bola passou a escassos centímetros da barra transversal da baliza à guarda de Simplex.
Na resposta dos tricolores, o capitão Isac, perto da linha da grande área, desferiu um portentoso remate para uma grande defesa de Bruno. Com o nulo as duas equipas foram para o intervalo.
Dayo salta do banco para selar a vitória dos locomotivas
Diferentemente do sucedido na primeira etapa, no reatamento o Maxaquene foi a primeira formação a visar a baliza contrária. Decorria o minuo 54, quando Whisky ganhou a bola perto da grande e, do meio rua, rematou forte, mas o esférico passou por cima da barra transversal.
Galvanizados, oito minutos depois, os tricolores estiveram perto de se adiantar no marcador. Isac, com um passe magistral, isola Moniz que, com apenas Bruno pela frente, desferiu um portentoso remate, mas a bola foi devolvida pela trave.
Na resposta do Ferroviário da Beira, Elísio galgou terreno até a linha de fundo e cruzou para a grande área onde estava Reinildo, que aproveitou a apatia da defensiva tricolor, e rematou para uma enorme defesa de Simplex.
Era o aviso porque, cinco minutos depois, a equipa de Chiveve chegaria ao golo. Na sequência de uma perda de bola de Isac, Fabrice conduziu o esférico até aperto da quina da grande área e cruzou, com conta peso e medida, para o recém-entrado Dayo que cabeceou, sem hipóteses de defesa para Simplex, e fixou o resultado final em 1 a 0.
Com este resultado, o Ferroviário da Beira alcançou o trio Desportivo de Nacala, Maxaquene e Ferroviário de Maputo na liderança.
Refira-se que a terceira jornada do Campeonato Nacional de Futebol ficará completa esta quarta-feira (01) com a realização dos seguintes jogos:
Liga Desportiva X HCB de Songo
Ferroviário de Quelimane X Costa do Sol
Eis o quadro de resultados das partidas já realizadas:
ENH de Vilanculos 1-0 Desportivo de Nacala
Ferroviário de Nacala 0-2 Ferroviário de Maputo
1º de Maio de Quelimane 1-0 Ferroviário de Nampula
Clube de Chibuto 3-1 Desportivo de Maputo
Maxaquene 0 – 1 Ferroviário da Beira