Desde a semana passada, três indivíduos estão detidos na 7ª esquadra, no município da Matola, acusados de fazer parte de uma quadrilha que na madrugada de 14 de Março desmontou e carregou uma caixa automática (ATM) do Banco Comercial e de Investimento (BCI), que estava instalada junto à Farmácia Witbank, na Estrada Nacional número quatro (EN4), no município da Matola.
Trata-se de Fernando (conhecido por Pumo), Hélio e Jorge (com alcunha de Gume), com idades que variam de 22 a 28 anos, todos residentes no bairro Mussumbuluko, naquele ponto da província de Maputo. A ATM continha tinha, na altura, dois milhões, setecentos e cinquenta mil meticais.
Pedro Cossa disse que há diligências em curso com vista à neutralização de mais integrantes do grupo que desmontou e carregou tal máquina. De referir que este é o primeiro caso em que malfeitores conseguem levar consigo uma ATM. Noutras ocasiões conseguiram apenas dinamitar as referidas caixas sem, no entanto, lograr os seus intentos.
Ainda na 7ª esquadra, a corporação policial deteve um cidadão que responde pelo nome de Ernesto, de 21 anos de idade, acusado de roubo, no seu local de trabalho, de um cofre contendo 200 mil meticais. Através das investigações feitas, foi possível recuperar 180.400 meticais.
Na semana passada, as autoridades enclausuraram 1.778 cidadãos, sendo 1. 661 acusados de violar fronteiras e 108 de cometimento de vários crimes. Da República sul-africana foram repatriados 334 moçambicanos, dos quais 304 homens, 28 mulheres e duas crianças.