O Desportivo de Nacala e o Maxaquene lideram, provisoriamente, o Campeonato Nacional de futebol. Neste sábado(21), na abertura da 2ª jornada, os “nacalenses” vieram à capital derrotar o histórico Desportivo de Maputo enquanto os tricolores venceram o Ferroviário de Maputo, no primeiro clássico da temporada.
Depois da vitória caseira na estreia os pupilos de Arnaldo Ouana não vieram a Maputo para ganhar um ponto. Depois da entrada pujante dos anfitriões o Desportivo de Nacala, a defender bem e a sair melhor no contra ataque, inaugurou o placar no minuto 13 na transformação de uma grande penalidade.
Mesmo com o apoio do seu público, em casa alugada, o campo do Costa do Sol, a equipa de Antero Cambaco não conseguiu impor o seu jogo e saiu para o intervalo em desvantagem.
Na etapa complementar, em mais um contra-ataque, Gito sentenciou a partida no minuto 59 e garantiu os 3 pontos que colocam o Despotivo de Nacala no topo do Moçambola.
No estádio da Machava o Ferroviário de Maputo entrou dominador e com vontade de cedo adiantar-se no placar. Contudo o Maxaquene no segundo contra-ataque que criou colocou-se na frente por Butana.
A equipa de Víctor Pontes continuou a dominar a partida, mesmo na segunda metade, mas não conseguiu chegar com perigo à baliza tricolor.
Em mais uma jogada de contra-ataque a equipa de Chiquinho Conde garantiu a vitória mas com um autogolo de Beto.
A 2ª jornada fica concluída neste domingo, a partir das 15h30, com as partidas:
Ferroviário de Nacala X ENH de Vilanculo (Campo da Bela Vista)
HCB de Songo X Clube de Chibuto (Campo do HCB)
Costa do Sol X Ferroviário de Nampula (Campo do Costa do Sol)
1º de Maio de Quelimane X Liga Desportiva (Campo do Ferroviário)
Ferroviário da Beira X Ferroviário de Quelimane (“Caldeirão” do Chiveve)