Em confrontos de acerto de calendário da décima jornada do Moçambola, a Liga Muçulmana derrotou o Ferroviário de Nampula, por 2 a 0, e o Costa do Sol suou bastante para ficar com os três pontos diante do Clube do Chibuto.
Na tarde da última quarta-feira (11), no campo da Matola C, a Liga Muçulmana e o Ferroviário de Nampula brindaram o público com um péssimo espectáculo de futebol, em que a falta de rodagem foi patente nos dois conjuntos. Nos primeiros dez minutos, nenhum dos vinte jogadores em campo foi capaz de desferir um remate à baliza dos dois guarda-redes, na medida em que as equipas se limitaram a estudar a táctica de cada uma.
A primeira oportunidade de golo pertenceu aos donos da casa através de um lance de bola parada. Num cruzamento do lado direito tirado por Nando, a bola sobrevoou a grande área e foi ao encontro de Momed Hagi que rematou para uma defesa de Germano.
A resposta do Ferroviário tardou 12 minutos e, mesmo assim, Vasil falhou o alvo ao rematar para as malhas laterais da baliza muçulmana. No 27º minuto, a Liga protagonizou a melhor oportunidade de golo desta etapa inicial, numa jogada de puro “tiki-taka” dentro da grande área locomotiva, com o médio Liberty a surgir isolado e a desferir um remate que parou nas mãos de Germano.
Jerry e Zico resolveram o jogo
Depois de uma etapa inicial frouxa, a Liga Muçulmana entrou decidida a resolver o jogo na segunda metade. Cinco minutos depois do reatamento, Jerry roubou a bola numa disputa com um adversário na zona do meio campo, fez um passe a Muandro que, depois de tirar o defesa central Stélio, devolveu o esférico ao ponta de lança que, de fora da grande área, abriu o marcador.
Depois do golo sofrido, Rogério Gonçalves viu-se obrigado a operar duas substituições, colocando Massaua e Eboh nos lugares de Óscar e Skaba, respectivamente. Os dois jogadores pularam do banco para alinharem como médios das alas, na medida em que o Ferroviário de Nampula pôs em prática o seu plano B de escalar dois avançados fixos, contrariamente a um ponta de lança e dois extremos com que entrou nesta partida.
E foi no minuto 70 que a turma locomotiva desperdiçou uma soberba oportunidade para restabelecer a igualdade. Dondo cruzou a bola até à zona de grande penalidade e Eboh, que surgiu naquele local sem nenhum tipo de marcação, atirou por cima da baliza escancarada.
Porque quem não marca sofre, Zico saltou do banco, em substituição de Liberty, e na segunda vez que tocou no esférico anotou um golo monumental. De fora da grande área, o avançado malawiano escolheu o ângulo de 90º da baliza de Germano para fazer o 2 a 0.
Com este resultado, a Liga Muçulmana passou a ter 26 pontos no topo da tabela classificativa, tendo ampliado a vantagem de cinco para oito sobre o segundo classificado, o HCB de Songo.
Costa do Sol revira o jogo contra o Chibuto
Ainda nesta quarta-feira (11), a equipa canarinha, que já não conta com os serviços do técnico Arnaldo Salvado, demitido na última segunda-feira (09), derrotou o Clube de Chibuto, por 2 a 1, depois de ter estado em desvantagem no marcador.
No decurso da primeira parte, Johane anotou um golo fascinante, que só foi “anulado” por Parkim, à passagem do 75º minuto do encontro. Um minuto depois, Paulo deu a cambalhota no marcador ao anotar o segundo tento canarinho.
Na Beira, também em desafio em atraso da 10ª jornada, Maninho e Mfiki marcaram os golos que deram os três pontos ao Ferroviário da Beira na vitória de 2 a 0 sobre o Estrela Vermelha daquela mesma cidade.
Quadro completo de resultados
Ferroviário de Maputo 2 – 3 HCB de Songo
Costa do Sol 2 – 1 Clube de Chibuto
Desportivo de Nacala 1 – 0 Ferroviário de Pemba
Ferroviário de Quelimane 0 – 1 Têxtil de Púnguè
Ferroviário da Beira 2 – 0 Estrela Vermelha da Beira
Liga Muçulmana 2 – 0 Ferroviário de Nampula
Maxaquene 0 – 1 Desportivo de Nampula
Próxima jornada
Ferroviário de Maputo X Costa do Sol
Clube de Chibuto X Desportivo de Nacala
Ferroviário de Pemba X Ferroviário de Quelimane
Têxtil de Púnguè X Ferroviário da Beira
Estrela Vermelha da Beira X Liga Muçulmana
Ferroviário de Nampula X Maxaquene
HCB de Songo X Desportivo de Maputo