Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambola 2010: Maxaquene tropeça e Liga aumenta crise no Costa do Sol

A jornada seis do Campeonato Nacional de Futebol trouxe algumas surpresas que originaram mudanças na tabela classificativa. O Maxaquene foi derrotado no Songo pelo HCB e deixou o Ferroviário de Maputo isolado na liderança, mercê da vitória ontem frente ao Ferroviário de Pemba por 2-0. A Liga Muçulmana subiu a segunda posicão após derrotar o Costa do Sol por 4-1. O Desportivo foi travado pelos militares com uma igualdade a uma bola.

Terceiro jogo no Songo terceira vitória para o HCB e pelo mesmo resultado, 2-1. Este domingo a vítima foi o Maxaquene e Mavó voltou a ser a figura em destaque, abrindo o placar aos 12 minutos e fazendo o passe para o segundo golo, depois de uma arrancada de fazer inveja a muitos jovens que estão nesta prova. Com esta vitória os pupilos de Mussá Osman são a única equipa do Moçambola que ainda não perdeu pontos em casa.

A susbtituição de João Chissano por Rui Évora, no comando do Costa do Sol, não trouxe o sucesso esperado pelos dirigentes canarinhos e confirmou os piores receios dos adeptos que desde a primeira hora torceram o nariz para a solução da casa que foi encontrada. Os jogadores parecem também pouco animados com a mudança daí o pouco espectáculo colocado no seu próprio relvado. Porém a Liga Muçulmana venceu com todo o mérito pois foi a equipa que mais procurou o golo.

Aos 29, numa jogada em que a defesa do Costa do Sol fica à espera de um fora-de-jogo inexistente, o atacante zimbabweano Tendai abre o placar.

Com alguma surpresa os “canarinhos” voltaram dos balneários empertigados e equilibraram o jogo ganhando mesmo algum ascendente que culmina com o golo da igualdade marcado por Tó na transformação de uma grande penalidade aos 65 minutos. 

Os canarinhos ainda saboreavam o empate e a Liga Muçulmana, no lance seguinte, adiantava-se no placar, novamente por Tendai. Daqui para frente só deu Liga que com classe  e algum espectáculo ampliou naturalmente o resultado por Chana aos 81 minutos, depois deste isolar-se e contornar o desamparado Antoninho. Ainda houve tempo para mais um golo, desta vez marcado por Jumisse, que inicia a jogada e concluiu-a vitoriosamente, após combinar com Carlitos.

A HCB manteve-se invicto recebendo e vencendo os pupilos de Arnaldo Salvado por 2-1.

O Matchedje foi ao terreno dos alvi negros arrancar um empate precioso com alguma sorte e ajuda da equipa de arbitragem. O golo dos militares, apontado por Nhabanga na transformação de uma grande penalidade, resulta de uma decisão pouca clara do juíz da partida.

O Desportivo foi à procura do empate, de forma atabalhoada com muitos passes transviados e remate tortos. Só perto do final do jogo os pupilos de Akil Marcelino chegam a igualdade por Binó, na sequência da cobrança de canto, aos 48 minutos

 

Resultados da 6ª Jornada:

Ferroviário Pemba-Ferroviário Maputo 0-2

HCB de Songo-Maxaquene 2-1

Costa do Sol-Liga Muçulmana 1-4

Desportivo-Matchedje 1-1

Vilankulo FC-Ferroviário Beira 1-1

Atlético Muçulmano-FC Lichinga 1-1

Sporting-Textáfrica 0-0

 

CLASSIFICAÇÃO  P

1º Ferroviário de Maputo 16

2º Liga Muçulmana  15

3º Maxaquene 13

4º HCB de Songo  12

5º Ferroviário Beira  11

6º Matchedje  8

7º Vilankulo FC  8

8º Desportivo  7

9º FC Lichinga  6

10º Textáfrica 6

11º Sporting da Beira 5

12º Atlético Muçulmano  4

13º Costa do Sol 3

14º Ferroviário Pemba 0

 

Próxima Jornada (7ª)

SÁBADO

Campo do Maxaquene (Baixa) 15h – Matchedje-Sporting

Campo da Liga Muçulmana 15h – Liga Muçulmana-Vilankulo FC

Campo do Maxaquene (Machava) 15h – Maxaquene-Atlético Muçulmano

DOMINGO

Estádio da Machava 15h – Ferroviário Maputo-FC Lichinga

Campo do 1º de Maio 15h – Ferroviário Pemba-Desportivo

Campo da Soalpo 15h – Textáfrica-Costa do Sol

Campo do Fer. Beira 15.00 – Ferroviário Beira-HCB de Songo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!