Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empresa nacional transporta carvão até ao porto da Beira

A empresa britânica Beacon Hill Resources vai iniciar o transporte rodoviário de carvão extraído nas Minas de Moatize, na província central moçambicana de Tete, depois de um primeiro carregamento de teste ter chegado em condições ao porto da Beira.

Em comunicado, quarta-feira, divulgado em Londres, a Beacon Hill Resources informou ter seleccionado a empresa moçambicana Transportes Lalgy, Lda. para montar uma operação de transporte capaz de movimentar 500 mil toneladas de carvão até ao porto da Beira.

A empresa britânica, segundo a Radio Mocambique, adiantou estar em conversações com os operadores da linha de caminho-de-ferro do Sena a fim de explorar a hipótese de transportar o carvão por via ferroviária, solução ainda não disponível atendendo a que estão a ser introduzidas correcções em alguns pontos fracos da linha que deverá começar a operar plenamente apenas em Setembro.

O presidente executivo da Beacon Hills, Justin Lewis, referiu no comunicado que a conclusão bem-sucedida do teste de transporte rodoviário representou mais um passo no desenvolvimento das minas de Moatize com uma solução de transporte que não fica dependente de infra-estruturas de terceiros.

“O que permite que a empresa comece a acumular carvão no porto da Beira para que possa dar início à exportação”, disse ainda Lewis, que acrescentou que o primeiro carvão de coque de qualidade lavado ficou pronto em Junho passado nas Minas de Moatize, empresa adquirida em Maio de 2010 pela Beacon Hill.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!