Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique vende divisas líquidas aos bancos comerciais

O Banco de Moçambique vendeu, no terceiro trimestre de 2013, as divisas líquidas aos bancos comercias, avaliadas em 122.6 milhões de dólares, dos quais 102.2 milhões, foram para satisfazer às necessidades de importação de combustíveis.

O administrador do Banco de Moçambique  Waldemar de Sousa disse que no fim do período em referência, o saldo das reservas internacionais líquidas foi de 2.877.5 milhões de dólares, o correspondente a um incremento de 581.3 milhões e cerca de 256.5 milhões acima da meta fixada.

Segundo o economista, este saldo representa uma cobertura de 6.5 meses de importações de bens e serviços não factoriais. Num outro desenvolvimento, ele referiu que a depreciação do metical face ao dólar foi nula, o que contribuiu para a depreciação anual de 3,82 porcento, devido à disponibilidade de divisas no mercado cambial doméstico.

Dados das contas monetárias indicam que de Maio a Agosto de 2013, a massa monetária agregada aumentou em 11.046 milhões de meticais (5.9 porcento), o que gerou um crescimento anual de 36.027 milhões de meticais, equivalentes a 22.4 porcento, o correspondente a uma aceleração de 2.8 pontos percentuais face ao período homólogo de 2012.

Esta situação, de acordo com Waldemar Sousa, não foi acompanhada pelo saldo de endividamento privado, que passou de 9.133 milhões (sete porcento), para 34.234 milhões de meticais (32.2 porcento), cerca de 22 pontos percentuais acima do incremento ocorrido no período homólogo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!