Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apuramento CAN 2017: Moçambique vence o Ruanda com bis de Dominguez

Apuramento CAN 2017: Moçambique vence o Ruanda com bis de Dominguez

Foto de Timothy Kisambira / New TimesDois golos do capitão Dominguez, e mais um golo de Sonito, selaram a vingança de Moçambique diante do Ruanda, em Kigali, no passado sábado (04), em partida da quinta jornada de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) em futebol de 2017.

Os ruandenses ainda deviam estar a recordar-se da vitória que conseguiram arrancar em Maputo, na primeira partida desta campanha de apuramento, e a tentarem impor o seu jogo quando Àpson Manjate (Sonito) roubou a bola no flanco esquerdo e serviu Elias Pelembe (Dominguez) no centro de relvado. O capitão, vindo de frente para trás, rodou e ajeitou o esférico para depois puxar do seu pé direito e rematar forte, a mais de 40 metros da baliza (minuto 9), sem chances para o guara-redes Eric Ndayishimiye.

A dupla voltou a combinar, desta vez Dominguez bailou no flanco esquerdo e cruzou para Sonito que de bicicleta chutou para a baliza mas a bola acertou num defensor ruandês. Moçambique podia ter dilatado o marcador por Clésio, após bom cruzamento de Reginaldo, mas o avançado só com o guarda-redes pela frente cabeceou por cima do travessão.

O jogo estava aberto e após um remate de Iranzi Jean Claude, à entrada da grande área, que Guirrugo não segurou Jacques Tuyisenge na sua cara aproveitou a sobra e empatou (minuto 36).

Porém antes do intervalo Luís Miquissone, que entrara para o lugar de Clésio, recebeu um passe longo de Mexer fletiu para o centro e serviu Sonito. O avançado deixou a bola correr até Dominguez que o voltou a servir na perfeição e Sonito já na área só teve que atirar para o poste mais longe do guarda-redes Eric (minuto 44).

A muralha defensiva dos “Mambas” dava segurança e nem com o apoio do seu público, que não encheu o estádio Amahoro, o Ruanda conseguia incomodar a baliza de Guirrugo.

Do meio do meio campo Reginaldo encheu o pé mas acertou no poste de Eric que estava batido.

Contudo Guirrugo que esteve seguro em quase toda partida saiu mal para cortar um cruzamento longo (minuto 77) e mais uma vez oportuno Jacques Tuyisenge voltou a restabelecer a igualdade.

Foto de Timothy Kisambira / New TimesValeu à selecção de Moçambique o seu capitão, que mostrou que apesar da idade ainda o podemos chamar de “puto maravilha”. Dominguez recebeu a bola pelo corredor direito, entrou na grande área deixando um defesa no chão, fletiu ligeiramente para o centro e tirou outro ruandês do caminho e com o seu pé esquerdo reamatou colocado não dando a mínima chance de defesa a Eric (minuto 79).

Estava feita a primeira vitória de Moçambique( que não vencia desde Novembro), e a primeira do treinador Abel Xavier, nesta campanha de apuramento para o Campeonato Africano das Nações que vai ser disputado no próximo ano no Gabão.

Os “Mambas” continuam a ser os últimos classificados do H, agora com 4 pontos, o Ruanda e as Ilhas Maurícias, que foi derrotada pelo Gana por 0 a 2 (com golos de André Ayew e Christian Adsew), têm 6 pontos.

Na última jornada, a 2 de Setembro, Moçambique recebe os mauricianos  enquanto os ruandeses viajam à Acra onde as “Estrelas Negras” já apuradas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!