Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique terá especialistas em ensino primário

O Ministro moçambicano da Educação e Cultura, Aires Aly, diz que o país pretende formar professores superiores especializados no ensino primário como uma das formas de melhorar a qualidade do ensino.

Falando à Rádio Moçambique, a emissora pública nacional, o Aires Aly disse essa medida visa proporcionar às crianças (alunos) a oportunidade de terem professores com curso superior, pois elas precisam de “muita atenção e um acompanhante mais profissional”.

“Os nossos professores vão frequentar o primeiro ciclo, ensino médio e superior até concluírem o nível de mestrado”, disse o governante.

Segundo Aly, outra medida encontrada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para melhorar a qualidade do ensino primário são as jornadas científicas, encontros que permitem a troca de conhecimentos entre os professores mais experientes e os mais jovens.

As jornadas científicas foram criadas no ano passado, com vista a colmatar algumas dificuldades dos professores em matérias de planificação e ensino.

Estas actividades realizam-se regularmente todos Sábados em quase todas escolas primarias do país, envolvendo técnicos do MEC e docentes experientes no ensino de métodos de leitura e escrita que trabalham com os professores das primeiras e segundas classes, para reforçar o conhecimento destes sobre as metodologias de ensino.

Falando na semana passada na Assembleia da República, parlamento moçambicano, o Ministro da Educação e Cultura reiterou empenho do Governo em elevar a qualidade da educação, sobretudo nesta fase de constante transformação do mundo globalizado.

“Vivemos num mundo em constantes transformações, globalizado, onde corremos o risco de sermos engolidos pelos países mais poderosos do planeta.

Por isso, cimentar a nossa identidade e auto-estima é um imperativo da luta pela dignidade e auto-afirmação como moçambicanos”, sublinhou ele.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!