Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique será um dos cinco países com um PIB de 8% até 2015

Moçambique deverá ser um dos cinco países com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 8%, entre 2011 e 2015, segundo o Banco Mundial (BIRD). Esta instituição financeira internacional coloca ainda Moçambique como o 14o país africano em termos da capacidade de atracção do Investimento Directo Estrangeiro (IDE), encontrando-se a África do Sul como país que mais projectos seus tem no país.

Nos próximos dez anos, os investimentos privados e públicos em Moçambique deverão envolver um conjunto vasto de oportunidades nas áreas da construção e obras públicas, da energia, das máquinas e equipamentos, habitação e turismo, logística e de prestação de serviços às empresas, para além da agricultura e produtos de consumo.

Irrigação

Na agricultura, a aposta do Governo é ao longo dos próximos dez anos investir cerca de 540 milhões de dólares na área da irrigação, como forma de impulsionar a produção e a produtividade agrícola.

Em 2012 foram reabilitados mais cinco mil hectares de regadio na província de Gaza e construídos novos sistemas de regadio nas províncias de Sofala, Tete e da Zambézia, enquanto no Vale do Save, em Inhambane, foram realizadas obras de construção de dois sistemas de irrigação com uma área conjunta de dois mil hectares, para plantação de arroz, milho, feijão e de produtos hortícolas.

O objectivo, segundo ainda o BIRD,éatéaofinalda década a área de regadio, em Moçambique, vir a duplicar, atingindo os 60 mil hectares visando impulsionar a produção de arroz, cultura cujo investimento chinês tem sido muito relevante, o mesmo acontecendo na produção de hortícolas.

Frisa-se que o país possui 15 grandes bacias hidrográficas, das quais nove partilhadas com países vizinhos, com potencial para apoiar o aumento da produtividade e produção agrária.

Frisa-se ainda que a agricultura é definida, no Orçamento de Estado de 2013, como sector prioritário, be- neficiando de 11,6% das despesas totais, visando a duplicação da produção, intensificação do repovoamento pecuário, aumento da capacidade de produção de aves e a boa gestão dos recursos naturais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!