Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique regista inflação mais baixa dos últimos dez anos

A economia moçambicana registou, ate Dezembro de 2009, uma infracção media anual de 3,25 por cento, percentagem inferior aos cinco por cento previstos no programa macroeconómico, o que permitiu o alcance dos índices mais baixos dos últimos dez anos.

Contribuíram para este feito o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB), a aplicação de politicas macroeconómicas adequadas face a crise financeira internacional, redução da infracção na Africa do Sul e a oferta regular de hortícolas. No que toca a infracção que agrega os preços das cidades de Maputo, Beira e Nampula, o Banco de Moçambique destaca, citando dados de Novembro de 2009, que esta se situou, em termos anuais, em 0,78 por cento, cifra igual a do mês anterior.

Assim, em termos de media móvel anual, a infracção foi de 3,67 por cento. O indicador do clima económico, de acordo com os mesmos dados, continuou a crescer pelo sexto mês consecutivo, superando em Novembro os níveis de igual período do ano anterior, facto que se reflecte na confiança manifestada pela classe empresarial dos sectores da indústria e Serviços. “O indicador das expectativas de emprego também manteve a tendência crescente iniciada em Abril de 2009, reflectindo, em geral, o optimismo manifestado pelos empregadores de todos os sectores da actividade económica”, destaca o documento do Banco Central a que a AIM teve acesso.

Tomando como base dados de Novembro de 2009, o banco emissor revela que os preços médios das principais mercadorias exportadas evoluíram positivamente, com destaque para o Ouro (12,8 por cento), Algodão (7,4 por cento) e Alumínio (4,3 por cento). Durante o período em analise, também registou-se um incremento dos preços médios de alguns produtos importados, nomeadamente o Milho (2,6 por cento), Trigo (6,1 por cento) e o Brent (5,2 por cento). No sector financeiro, a base monetária, que e’ a variável operacional da politica monetária, esteve acima das previsões em 725 milhões de Meticais devido a continua pressão sobre a procura de notas e moedas em circulação perante uma expansão ainda insuficiente da rede bancária.

Para controlar a liquidez no sistema bancário, o Banco de Moçambique vendeu Bilhetes do Tesouro e realizou operações e reposições no Mercado Interbancário, operação complementada pela venda de 90.5 milhões de dólares norte-americanos no mercado cambial. Face a este cenário, o Banco Central predispõe-se a realizar operações para que a base monetária se situe em 23.803 milhões de Meticais no final de Janeiro de 2010, contribuindo desta forma para a consecução do objectivo final de uma inflaccao media anual não superior a um digito e Reservas Internacionais Liquidas cobrindo cerca de cinco meses de importações de bens e serviços não factoriais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!