Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique recebe cinquenta milhões de euros da Holanda em 2012

Moçambique integra uma lista de 15 países que vão continuar a beneficiar do apoio da Holanda no período 2012/2015, ficando de fora sete, entre os quais Zâmbia e Malaui.

Anteriormente, beneficiavam do apoio multissectorial da Holanda 32 países, mas devido à mudança de Governo ocorrida naquele país europeu, em 2010, e, sobretudo, ao alastramento da crise financeira que se regista no velho continente, “o nosso Executivo decidiu reduzir o número de beneficiários para 15 países”, esclareceu Frédérique de Man, embaixadora daquele país em Moçambique.

Entretanto, Moçambique irá beneficiar, em 2012, de cerca de 50 milhões de euros para financiar vários programas de desenvolvimento socioeconómico do país, cifra que corresponde ao valor desembolsado pela Holanda para o presente ano de 2011.

Frédérique de Man elogiou os esforços de Moçambique tendentes ao cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODMs), apontando os sectores de Saúde, Agricultura e Abastecimento de Água potável como as áreas que vão continuar a ter apoio da Holanda, visando “reduzir os níveis de pobreza absoluta em Moçambique até 2015”.

A diplomata falava, esta quarta-feira, ao Correio da manhã, no Maputo, à margem da visita do ministro da Agricultura e Comércio Externo da Holanda, Henk Bleker, a um posto de abastecimento de água potável no bairro de Albazine, arredores da cidade do Maputo.

O empreendimento foi financiado por aquele país em cerca de 18 milhões de euros e insere-se nos esforços do Governo moçambicano visando assegurar o acesso à água potável a cerca de 70% da população até 2015.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!