Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique pretende explorar gás metano em minas de carvão

Moçambique pretende explorar o gás metano em minas de carvão, havendo estimativas que apontam para reservas excedendo um bilião de pés cúbicos. Nelson Ocuane, Presidente da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) é citado pela agencia noticiosa Macauhub a dizer que a empresa que dirige vai contactar as grandes empresas envolvidas na exploração de carvão em Moçambique, nomeadamente a brasileira Vale e a australiana Riversdale Mining, no sentido de ajudar a pesquisar o gás metano.

“O conceito de produção comercial do gás metano em minas de carvão está a ganhar terreno. No caso de Moçambique, as expectativas de recuperação do gás metano se situam em mais de um bilião de pés cúbicos”, disse Ocuane no decurso de uma conferência sobre recursos petrolíferos em África, que se realizou recentemente na cidade do Cabo, na África do Sul.

Nelson Ocuane informou ainda que a ampliação das instalações de produção em Pande e Temane, na província meridional de Inhambane, ficará concluída em 2011, devendo, a produção aumentar dos actuais 120 milhões de gigajoules para 183 milhões de gigajoules.

Ocuane frisou que as reservas comprovadas de gás natural em Moçambique situam-se em três biliões de pés cúbicos, porém, existem estimativas que apontam para reservas de 20 biliões de pés cúbicos.

O presidente da ENH anunciou, na ocasião, ser provável que o governo de Moçambique abra mais zonas de prospecção petrolífera à licitação internacional dentro de dois anos. “Provavelmente mesmo mais cedo”, sublinhou, explicando que tal visa a atracção de mais investimentos para aquele sector.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!