Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique poderá exportar 43 mil toneladas de tabaco

A Mozambique Leaf Tobacco Lda, uma firma vocacionada na produção de tabaco na província de Tete, Centro de Moçambique, prevê exportar 43 mil toneladas deste produto no presente ano. Esta informação foi revelada à AIM pelo director geral da empresa, Rod Hagger, que sublinhou que este ano as exportações de tabaco vão registar um aumento de quatro mil toneladas em relação ao ano passado.

“No ano passado, nós exportamos para vários países do mundo 39 mil toneladas de tabaco e, este ano, esperamos exportar 43 mil toneladas, o que representa um aumento de quatro mil toneladas”, referiu. Hagger revelou ainda que a Mozambique Leaf Tobacco exporta para países da Europa, com destaque para a Rússia, América do Sul, Austrália, África do Sul e outros países da Região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A Mozambique Leaf Tobacco possui quatro mil trabalhadores na fábrica de processamento localizada em Tete e ainda apoia 120 mil agricultores produtores de tabaco nas províncias de Tete, Zambézia e Niassa. O tabaco é uma das culturas agrícolas de grande relevância na província de Tete, juntamente com o algodão, paprika e outras culturas tradicionais tais como o milho, mandioca, mapira, arroz, entre outras.

O tabaco consta na lista dos produtos que contribuíram para o crescimento do volume de exportações naquela província do centro do país entre 2005 e 2008, passando de 2,38 biliões de meticais para 3,48 biliões de meticais, respectivamente, correspondendo a uma subida de 46,4 por cento.

Para esta subida, contribuíram, ainda as exportações da energia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa e do peixe Kapenta. De referir que a Mozambique Leaf Tobacco foi considerada o Maior Exportador de Moçambique Excluindo os Grandes Projectos em 2008, pelo Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!