Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique esteve a vencer a Espanha… e enfrenta Portugal no “Dia da Vitória”

Moçambique esteve a vencer a Espanha... e enfrenta Portugal no “Dia da Vitória”

A nossa seleção de hóquei em patins esteve a vencer aos vice-campeões do Mundo, durante quase 10 minutos, mas acabou por perder a sua última partida da fase de grupo pela margem mínima, 3 a 2. Nos quartos-de-final Moçambique vai enfrentar Portugal, país de nascimento de seis dos seus dez jogadores, ironicamente no “Dia da Vitória” sobre o então país colonialista.

Na cidade chinesa de Nanjing, onde disputa o 43º Campeonato do Mundo os moçambicanos entraram para a quadra já apurados para a fase seguinte e quiseram vingar-se da goleada sofrida em 2015.

Nuno Araújo de livre directo abriu o placar, estavam decorridos 9 minutos. Surpreendidos os espanhóis tiveram de mostrar algum do seu melhor hóquei durante cerca de dez minutos até Raul Marin empatar.

A oito segundo do intervalo Pau Bargallo fez a cambalhota no placar.

Durante o descanso o seleccionador nacional, Pedro Tivane, terá dito que o jogo era uma oportunidade de vingar a eliminação do Mundial da França e Carlos Saraiva não se fez rogado empatando a contenda.

Mas a experiente selecção da Espanha respondeu de imediato por Jordi. Os moçambicanos mostraram o seu hóquei e quase conseguiram igualar novamente a partida.

Moçambique enfrenta Portugal no “Dia da Vitória”

Com este resultado Moçambique ficou com 6 pontos e apurou-se como o 2º classificado do grupo B, enquanto a Espanha consolidou o 1º lugar.

Por ironia do destino Moçambique vai enfrentar Portugal, 3º classificado do grupo A, nos quartos-de-final justamente no “Dia da Vitória”, 7 de Setembro, data que em 1974 foram assinados os acordos de Lusaka que marcaram a vitória dos moçambicanos sobre o então regime colonial português.

Passados 43 anos também é paradoxal que dos dez jogadores da nossa selecção seis sejam nascidos em terras lusas.

Com apenas uma vitória, conseguida à ferros diante da França, a selecção portuguesa que é a campeã europeia, derrotada pela Argentina e a Itália, tem mostrado pouco hóquei no Mundial que decorre na China, esperemos que assim continue para que Moçambique possa apurar-se para as meias-finais.

As outras partidas dos 4ºs de final são:

Espanha vs Colombia

Chile vs Itália

Angola vs Argentina.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!