Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique entre 10 maiores produtores mundiais de carvão

Moçambique encontra-se entre os 10 maiores produtores do carvão mineral do mundo, de parceria com Estados Unidos da América (EUA), Índia, Rússia, Austrália, Indonésia, Kazaquistão, Polónia e Colômbia, para além de seis países africanos seus vizinhos.

Trata-se da África do Sul, Malaui, Zimbabué, Tanzânia, Zâmbia e Botsuana, com este último país a liderar o grupo africano com 212 mil milhões de toneladas de carvão.

Moçambique tem reservas de carvão estimadas em cerca de 23 mil milhões de toneladas, esperando-se que o potencial do país incremente no futuro dado que os processos de prospecção e pesquisa ainda estão em curso, segundo Zito Manuel Campira, mestre em Gestão de Políticas Económicas e quadro sénior da Autoridade Tributária de Moçambique (AT) ligado à área dos megaprojectos.

Moçambique possui também gás natural que é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70% em volume.

O gás é encontrado no subsolo através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isolado do exterior por rochas impermeáveis, associado ou não a depósitos petrolíferos.

Após tratado e processado, o gás natural é utilizado nas residências para preparação de alimentos e aquecimento de água, na indústria como combustível para fornecimento de electricidade, na agricultura como matéria-prima para produção de fertilizantes e como redutor siderúrgico na fabricação de aço.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!