Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique encaixa USD 91 milhões até finais de 2011 na exportação de açúcar

Cerca de 203 mil toneladas de açúcar deverão ser exportadas até finais de 2011, podendo gerar uma receita estimada em cerca de 91 milhões de meticais, de acordo com indicações do Instituto para Promoção das Exportações (IPEX).

Segundo a mesma fonte, em 2012, as exportações de açúcar deverão render cerca de 117 milhões de dólares norte-americanos, com aumentos nos anos subsequentes, à medida que o processo de expansão atingir a sua plena realização, devendo o incremento alcançar o seu pico em 2015, altura em que as exportações serão de cerca de 300 mil toneladas de açúcar.

Por essas alturas, a receita a gerar rondará os cerca de 130 milhões de dólares norteamericanos por ano, de acordo igualmente com projecções avançadas pelo IPEX, instituição dependente do Ministério da Indústria e Comércio (MIC).

STAM

Entretanto, em parceria com outros produtores regionais, a indústria nacional de açúcar já investiu, desde 2001, cerca de 11,19 milhões de dólares na expansão da Terminal de Açúcar a Granel (STAM), localizado no porto do Maputo, para manusear acima de 400 mil toneladas métricas de açúcar dos mercados nacional e regional da África Austral.

Este investimento tem vindo a crescer e recentemente foi aprovado um capital adicional de 4,5 milhões de dólares no equipamento de manuseamento da STAM. Os mercados de exportação incluem a União Europeia, os Estados Unidos da América e os mercados regionais africanos.

A indústria açucareira moçambicana emprega actualmente cerca de 36 mil trabalhadores nos períodos de pico da campanha, estimando- se que mais de 150 mil pessoas dependem da indústria de açúcar para a sua subsistência.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!