Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique e Zâmbia vão investir 200 mil USD na investigação científica

O ministro moçambicano da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue e o seu homólogo zambiano, Peter Daka, assinaram, sexta feira, em Maputo, um memorando de entendimento para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas na área de ciência tecnologia, pesquisa e recursos humanos.

Ao abrigo do referido acordo, ambos os governos deverão desembolsar individualmente 100.000 dólares para a implementação do referido plano, disse Rufino Gujamo, porta-voz do Ministério de Ciência e Tecnologia, falando à imprensa.

“Interessa aos zambianos à promoção de investigação científica, a componente de inovação e desenvolvimento tecnológico, a área das tecnologias de informação e comunicação”, disse Gujamo.

O ministro zambiano encontra-se a efectuar uma visita de trabalho de três dias a Mocambique, iniciada na quarta-feira da semana corrente. A mesma tem como objectivo colher e trocar experiências no domínio de Ciência e Tecnologia.

O porta-voz avançou ainda que no quadro desta cooperação, o Governo zambiano deverá enviar estudantes a Moçambique para a sua formação nas áreas cobertas por este protocolo.

A Zâmbia já manifestou o seu interesse nos vários projectos científicos e tecnológicos em curso no país, tais como o Parque de Ciência e Tecnologia que está a ser implantado em Maluana, na província de Maputo, o projecto das Vilas do Milénio, Centro Multimédia, entre outros.

Aliás, na sexta-feira o ministro zambiano visitou o Parque da Ciência e Tecnologia, em Maluana, tendo ficado impressionado com o curso das obras. A pesquisa conjunta entre ambos os países deverá arrancar em 2013.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!