A Companhia moçambicana de Canto e Dança (CNCD) e o Organismo de Produção Artística de Portugal (OPART) acabam de assinar um acordo visando desenvolver a cooperação no domínio cultural.
O acordo, rubricado durante a recente visita do Primeiro-Ministro português a Moçambique, tem também o objectivo de estabelecer intercâmbios em vários domínios do ramo, com destaque para a música, dança e bailado.
“Essa cooperação abrange igualmente a área de cenografia, figurinos e confecção de guarda-roupa e calçado específico para espectáculos, tecnologia de som, luz, vídeo e outras aplicadas ao espectáculo, valências técnicas, gestão de recursos humanos das áreas artísticas, gestão de equipamentos técnicos, entre outros”, refere o comunicado de imprensa da CNCD recebido na terça-feira pela AIM.
A troca de experiências entre professores, bailarinos, músicos, cantores, coreógrafos e outros artistas criativos e técnicos, bem como nas áreas de gestão e de marketing aplicados ás instituições culturais, são outros aspectos cobertos por esta cooperação. Outra componente coberta por este acordo é a apresentação de espectáculos de uma forma alternativa em cada um dos países.
É neste contexto que a CNCD vai a Portugal em Junho próximo para realizar diversos concertos. O OPART é uma entidade pública empresarial que integra a Companhia Nacional de Bailados de Portugal e o Teatro Nacional de São Carlos.