Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique e Portugal preparam cimeira bilateral

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, recebeu, quinta-feira, em audiência o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, no quadro da preparação da primeira cimeira bilateral entre os governos dos dois países.

Falando a jornalistas no final da audiência havida na Presidência da República, em Maputo, o chefe da diplomacia portuguesa disse que, além de apresentar os cumprimentos em nome do Estado luso, abordou com Guebuza os avanços que marcam a preparação da cimeira.

“Dei-lhe conta das nossas razões para esta visita no âmbito da preparação da primeira cimeira entre os governos de Moçambique e Portugal, mas também dei-lhe conta das dificuldades políticas que o nosso país atravessa neste momento e das consequências que não deixarão de ter na realização dessa cimeira no seu calendário”, explicou o Ministro.

A cimeira, segundo Amado, será a primeira entre os dois governos, no âmbito de um mecanismo de diálogo e cooperação assumido, e nela serão tomados em consideração todos os capítulos da cooperação que se tem intensificado muito, com particular realce, ao longo da última década.

Nos sectores importantes para o desenvolvimento de Moçambique, designadamente infra-estruturas, transportes e comunicações até mesmo sociais, tem havido intensificação da acção de cooperação cujo reflexo é o aumento de agentes económicos portugueses envolvidos em diversas actividades em Moçambique.

Desta feita, segundo Luís Amado, a cimeira procurará dar um novo impulso as relações de cooperação entre os dois países, em particular nas áreas que têm a ver com o esforço do governo para acabar com a pobreza, através de um desenvolvimento económico sustentável, o que passa por uma cooperação muito grande com a comunidade internacional.

Luís Amado reunir-se-á com o seu homólogo moçambicano, Oldemiro Baloi, com o propósito único de acertar os pormenores ligados a realização da cimeira, ainda sem data e local.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!