Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique e Malawi discutem defesa e segurança

Os Ministros da Defesa de Moçambique e Malawi, Filipe Nyusi e Davies Katsonga, respectivamente, estão reunidos, desde quinta-feira, em Lilongwe, para discutir a situação política e de segurança nos dois países no quadro das consultas regulares e das relações de amizade e cooperação.

Segundo um comunicado de imprensa do ministério moçambicano da Defesa Nacional, recebido hoje, pela redacção da AIM, a reunião será presidida pelo Ministro da Defesa do Malawi e co-presidida pelo seu homólogo moçambicano.

A mesma tem como agenda a troca de informações sobre a situação política e de segurança nos dois países e o balanço do cumprimento das recomendações da quarta sessão realizada na capital moçambicana, de 31 de Agosto a 2 de Setembro de 2009.

O encontro irá, igualmente, analisar os problemas prevalecentes ao longo da fronteira comum e recomendar medidas para a sua correcção, bem como para a promoção do espírito de consultas e busca de soluções conjuntas.

A reunião da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança termina na sextafeira. Refira-se que nos últimos tempos, as relações entre Moçambique e Malawi esfriaram, desde o ataque ao posto de guarda fronteira, em Ngauma, na província nortenha do Niassa.

As mesmas relações sofreram mais um revés na sequência de um diferendo sobre a navegabilidade dos rios Chire e Zambeze. O Malawi pretende iniciar, a todo o custo, a navegabilidade do rio Chire e está a pressionar Moçambique nesse sentido.

Moçambique, por seu turno, defende a realização de um estudo de viabilidade e de impacto ambiental antes da materialização do projecto. Esta situação provocou crispação entre os dois governos, tendo recentemente o presidente moçambicano, Armando Guebuza, afirmado de uma forma inequívoca que a navegabilidade de ambos os rios é um assunto de soberania nacional.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!