Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique e EUA juntos no combate a tuberculose

O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) gasta actualmente quatro milhões de dólares norte-americanos por ano em acções de combate a tuberculose em Moçambique.

A verba representa um crescimento muito significativo tomando em conta que em 2002 os EUA disponibilizavam apenas 150 mil dólares.

Numa comunicação por ocasião do 24 de Março, Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose, a Embaixada dos EUA em Maputo refere que o Governo deste pais esta a trabalhar para eliminar a doença no país, através de fundos provenientes do Plano de Emergência do Presidente Barack Obama para o combate a SIDA.

Segundo o relatório global de 2008 da Organização Mundial da Saúde (OMS), Moçambique esta posicionado no 17º lugar na lista de 22 países com elevada taxa de tuberculose no mundo.

Cerca de metade de todos os pacientes com tuberculose estão infectados pelo HIV em Moçambique. A tuberculose é a infecção oportunista mais comum e a causa principal da morte de seropositivos em Africa, incluindo em Moçambique.

Mesmo com a existência da cura, há já mais de meio século, a tuberculose continua a ser um dos maiores flagelos da humanidade.

Graças aos apoios do Governo dos EUA, Moçambique conseguiu aumentar em 82 por cento a taxa de cobertura DOTS (Directly Observed Terapy “Terapia de Observação Directa”) em seis distritos seleccionados, distribuir 25 microscópios para exames de escarros, desenvolver um currículo de formação para treinar enfermeiros sobre a tuberculose, criar a Comissão Nacional de Trabalho para a Tuberculose/HIV, entre outras acções.

Em Moçambique, as celebrações centrais desta data decorrerão a 04 de Abril próximo, com a realização, em Maputo, de uma marcha de sensibilização contra esta doença.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!