Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique e Angola beneficiam de 61% de investimento português

Portugal investiu entre quatro e cinco mil milhões de euros nas áreas de Construção Civil e Imobiliária no mercado africano, dos quais 61% estão injectados em Moçambique e Angola, segundo Reis Campos, presidente da Associação das Indústrias da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

 

 

Campos, que falava esta quarta-feira, em Maputo, durante um encontro da missão empresarial do seu país com empreiteiros moçambicanos, acrescentou que aquele volume de investimento foi atingido graças “ao passado histórico que constitui estímulo para a cooperação entre Moçambique, Angola e Portugal”.

Por outro lado, Agostinho Vuma, presidente da Federação Moçambicana de Empreiteiros (FME), indicou no referido encontro que a construção civil tem uma contribuição de cerca de 9,1% do Produto Interno Bruto (PIB), “mas não beneficia directamente aos moçambicanos por os lucros estarem a ser canalizados aos financiadores externos”, devido ao facto de a contratação de empreiteiros estrangeiros estar a ser feita directamente pelo Banco Mundial (BIRD) e Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Preços elevados Entretanto, a vice-ministra de Planificação e Desenvolvimento, Maria Lucas, mostrou- se insatisfeita em relação aos preços elevados aplicados por empreiteiros portugueses no ramo Imobiliário em Moçambique, chamando a atenção para os mesmos passarem a ser mais acessíveis.

A delegação empresarial portuguesa de Construção Civil, Obras Públicas e Imobiliário que visita o país até 26 do corrente mês, é composta por 30 empreiteiros, estando prevista no final da deslocação a assinatura de protocolos de cooperação entre Moçambique e Portugal naquele ramo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!