Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique e África do Sul cooperam na área da medicina tradicional

Moçambique e a África do Sul vão promover actividades conjuntas na área da medicina tradicional com enfoque no que toca a construção, disseminação, gestão, conhecimento, perícia e experiência mútua.

Para o efeito, o Instituto de Medicina Tradicional, adstrito ao Ministério da Saúde (MISAU), e o Conselho Técnico de Pesquisa de Saúde da África do Sul (MRC) assinaram hoje, em Maputo, um memorando de entendimento que preconiza a colaboração na medicina tradicional.

O memorando, com quatro anos de vigência e renováveis, foi rubricado por Felisbela Gaspar, Directora do Instituto de Medicina Tradicional e pelo Professor Muhammad Dhansay, Director interino do MRC.

Ao abrigo do memorando, segundo Felisbela Gaspar, as duas instituições de pesquisa vão trocar e disponibilizar o conhecimento e equipamentos que permitam a cada uma das partes aumentar os resultados da pesquisa e gerir os direitos de propriedade intelectual.

‘Vamos partilhar os novos desenvolvimentos e ou as oportunidades em áreas de interesse comum relativas à investigação em saúde, descoberta de medicamentos e o desenvolvimento de matérias-primas’, disse Gaspar.

O memorando prevê, por outro lado, o investimento em infra-estruturas que conduzirá ao aumento dos resultados da investigação e direitos de propriedade intelectual.

Desta feita, as partes, segundo Felisbela Gaspar, estabeleceram como prioridades de cooperação os sistemas de conhecimento naturais, conhecimento tradicional, programas de educação e formação, entre outras áreas.

O director interino do MRC, Muhammad Dhansay, disse, por seu turno, que o memorando estabelece os alicerces para uma cooperação entre os dois países e uma troca de informação pertinente em áreas de interesse de ambas as instituições.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!