Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Candidato da oposição é eleito presidente em Zâmbia

O líder da oposição zambiana Michael Sata, crítico dos investimentos chineses no país, obteve uma surpreendente vitória na eleição presidencial desta semana, disseram autoridades na sexta-feira, num resultado que pode abalar a confiança de investidores estrangeiros em Zâmbia, maior produtor de cobre da África.

Num continente cujos governantes muitas vezes relutam em deixar o poder, o atual presidente, Rupiah Banda, lacrimosamente admitiu a derrota, dizendo que o povo se manifestou.

O seu partido, o Movimento pela Democracia Multipartidária (MMD), governa Zâmbia desde o fim do regime de partido único, em 1991. “Agora não é hora de violência e retaliação. Agora é hora de nos unirmos e construirmos juntos o amanhã de Zâmbia”, disse Banda em entrevista coletiva ao lado da esposa, Thandiwe.

Sata, de 74 anos, apelidado de “King Cobra” na sua língua materna, atenuou no final da campanha sua retórica contra as mineradoras estrangeiras, especialmente as da China.

O juiz Ernest Sakala declarou-o vencedor com 1.150.045 votos, contra 961.796 de Banda, depois de apurados os votos de 95,3 por cento dos distritos. Sata obteve 43 por cento do total, numa disputa que envolveu também vários pequenos partidos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!