A dívida de Moçambique junto ao Banco Mundial, um dos seus maiores parceiros financeiros, é de quatro biliões de dólares norte americanos anunciou, Domingo, Laurence Clarke, director desta instituição multilateral de crédito para Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe.
“A dívida de Moçambique é de 4 biliões de dólares. Há mais de 10 anos era de sete biliões de dólares. Devido ao perdão da dívida concedido em 2000 este valor baixou e hoje Moçambique encontra-se numa situação de sustentável e apresenta um baixo risco de sofrer de problemas de endividamento externo a longo prazo”, explicou.
Clarke, que falava a jornalistas no fim da vista da delegação de nove vice-directores do Banco Mundial ao país, disse ainda que Moçambique consta de uma lista de países com um baixo risco de insustentabilidade da dívida.
O perdão de parte da dívida de Moçambique para com o Banco Mundial ocorreu no âmbito da Iniciativa a favor dos Países Pobres Altamente Endividados (HIPC). A iniciativa foi desenhada conjuntamente pelo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, duas instituições da Bretton Woods.
O Banco Mundial é um dos principais parceiros de cooperação do Governo que concede apoio directo ao orçamento, para além de financiar directamente projectos sectoriais.
As relações entre Moçambique e o Banco Mundial datam desde 1984. No âmbito desta cooperação, o país beneficiou de cerca de 3,6 biliões de dólares, traduzidos em mais 67 créditos e donativos, para Programas de Ajustamento Estrutural, financiamento de projectos para o desenvolvimento e apoio directo ao Orçamento do Estado.